Skip directly to content

'Ônibus da Saúde' estará em Camapuã neste sábado

on sex, 23/08/2013 - 07:25
sexta-feira, 23 Agosto, 2013 - 07:30

Camapuã, é o próximo destino do “Ônibus da Saúde”. A maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país chega ao município neste sábado (24), e realiza atendimentos durante todo o dia. O “Ônibus da Saúde”, que é um programa de prevenção viabilizado pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), já percorreu 52 cidades e realizou mais de 10 mil atendimentos, desde a sua criação, em 2011. Durante esse período, diagnosticou e tratou cerca de 700 casos de câncer.

De acordo com o responsável técnico do “Ônibus da Saúde”, Rodrigo Laraya, o papel da unidade móvel vai além do diagnóstico e tratamento. “Orientamos 10 mil pessoas, que compartilharam a experiência e conhecimento com o seu ciclo social e familiar. Sendo assim, acreditamos que cerca de 60 mil pessoas foram orientadas sobre a importância de realizar exames preventivos neste período”, disse o onco-ortopedista, que ainda destacou a importância de realizar exames preventivos, pois, quando diagnosticado precocemente, o paciente tem mais chances de cura, evitando assim, sofrimento e cirurgias mutiladoras.

O ônibus é equipado com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, é o que conta a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, que é quem seleciona as pacientes da Cassems.

Quando diagnosticado no início, o câncer tem maiores chances de cura e a unidade móvel proporciona tanto as beneficiárias da Caixa dos Servidores, como os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico precoce. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

Viabilizador do programa, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “Este plano de saúde é muito importante nesse processo. A função é tornar possível o que é necessário, e ações como essa são extremamente necessárias para a sociedade”, afirma Ayache.

Cassems