Skip directly to content

Após 12 anos sem contato, mãe e filhos se reencontram em Camapuã

on qui, 12/03/2015 - 11:05
quinta-feira, 12 Março, 2015 - 11:00

A vontade de Odair Gomes de Souza, de 18 anos de reencontrar a mãe após 12 anos, somada ao empenho da equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Camapuã, resultou em um lindo reencontro de uma mãe com seus dois filhos depois de mais de uma década.

A história

A narrativa até parece ficção, mas é uma emocionante ‘novela’ da vida real.

Márcia Aparecida Alves Gomes, de 35 anos era apenas uma jovem de 17 anos quando após um desentendimento em seu relacionamento, teve que partir e deixar em Camapuã seus dois bens mais preciosos, seus filhos Odair e Valdeir Gomes de Souza, na época com 6 e 5 anos respectivamente, com a separação os irmãos ficaram morando com o pai em Camapuã.

O tempo passou, Márcia constituiu um novo casamento onde teve mais dois filhos, mas o sonho de reencontrar Odair e Valdeir só aumentava, ela com a ajuda do atual marido até voltou à Camapuã a procura dos filhos, mas sem informações retornava com a frustração de não revê-los.

Já maior de idade e morando sozinho Odair resolve então procurar ajuda para realizar aquele que também era seu maior sonho, reencontrar a mãe. Com a informação de que a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS poderia ajudá-lo, na última sexta-feira (6) Odair então visita o órgão e conta sua história.

De posse de algumas informações a equipe do CRAS inicia a ‘saga’ em busca de encontrar o endereço atual de Márcia, através do Cadastro Único do Governo Federal conseguem a informação de que os outros filhos de Márcia estudam em uma escola agrícola em Campo Grande, através desta informação ganham mais uma grande aliada na busca pela mãe dos jovens, Fabiane Araújo,  diretora da escola agrícola.

Mesmo no sábado, com a escola fechada, Fabiane se dispõe a ir até a unidade e pesquisar sobre informações que pudessem auxiliar. Após consultar o sistema descobre que os filhos de Márcia foram transferidos para uma escola no município de Corguinho-MS.

Na segunda-feira (9) depois de muitas ligações que não levavam até o contato com Márcia, enfim a feliz notícia de conseguir conversar com a mãe de Odair e Valdeir.

Sem saber os motivos exatos que levaram ao distanciamento de mãe e filhos, mas apenas com a missão de proporcionar o reencontro, a coordenadora do órgão, Barbara Juliana Rodrigues Valle ao lado de Odair comunica Márcia de que aquela ligação era porque seu filho Odair estava ali e gostaria de reencontrá-la. Mãe e filho fazem o primeiro contato ali mesmo, onde conversam por mais de hora, mas por mais longa que fosse, a saudade não seria saciada apenas com uma ligação e então a mãe se compromete a vir na mesma semana à Camapuã.

O reencontro

O reencontro aconteceu nesta quarta-feira (11), Márcia veio juntamente com seu filho Márcio Adriano Gomes Machado, a mãe contou que Márcio também é filho do mesmo pai de Odair e Valdeir e que estava grávida quando se separou.

Além da alegria de rever os filhos após 12 anos, Márcia teve o prazer de conhecer sua primeira netinha, Isabeli, de 8 meses, filha de Odair.

Márcia retornará está semana à Corguinho, ela informou que Valdeir manifestou sua vontade de morar com a mãe.

Bárbara Juliana Rodrigues Valle (Coordenadora do Cras) e Bárbara Belchior (Coordenadora do Programa Bolsa Família) foram quem auxiliaram neste reencontro.