Skip directly to content

Camapuã é o município com maior incidência de dengue do Estado

on seg, 06/02/2017 - 20:30
segunda-feira, 6 Fevereiro, 2017 - 20:15

Camapuã encerrou o mês de janeiro na liderança de um ranking indesejável para qualquer cidade, o município do norte de Mato Grosso do Sul é o primeiro em incidência de dengue no Estado.

Até o dia 28 de janeiro foram notificados 25 casos no município, levado em consideração a população que é de 13.770 habitantes, leva a uma incidência de 181.6, a mais alta do Estado. As informações foram divulgadas no Boletim Epidemiológico do Estado, de número 004/2017.

As frequentes chuvas, somada a falta de consciência de parte da população e a quantidade de terrenos públicos e privados sujos são fatores que contribuem para o município liderar o ranking.

Nos últimos anos mutirões de limpeza promovidos de forma conjunta entre as secretarias de Saúde e Infraestrutura contribuíram diretamente no combate ao mosquito Aedes Aeqypt, em 2017 ainda não foram realizados mutirões com esta finalidade.

Preocupado com a quantidade de casos, o vereador Aloizio Targino (PSB) procurou o secretário de saúde, Reinaldo Mendonça para saber do secretário quais medidas estão sendo tomadas pelo município para combater o mosquito Aedes e diminuir o número de incidência.

Reinaldo relatou que devido a falta de veículos disponíveis e a burocracia para o concerto destes, o mutirão ainda não iniciou, porém garantiu que este trabalho iniciará antes do carnaval. O secretário lembrou ainda que a limpeza de prédios públicos já foi iniciada e que a Secretaria de Saúde realizará mais ações a fim de combater o mosquito Aedes Aeqypt.

A região dos bairros Vila Izolina e Bairro Alto registrou o maior número de casos notificados e confirmados.

Casos aumentando

O Boletim divulgado nesta segunda-feira (6) leva em consideração apenas os casos notificados até o dia 28 de janeiro. Informações apuradas pelo Infoco MS apontam que o número atual de casos notificados é de 47, sendo 17 confirmados, 6 descartados e outros 14 que aguardam o resultado.