Skip directly to content

Prefeitura de Camapuã realizou Audiência Pública sobre Plano de Saneamento Básico

on qua, 11/02/2015 - 06:09
quarta-feira, 11 Fevereiro, 2015 - 07:00

A Prefeitura de Camapuã realizou nesta terça-feira, 10, a 2º a audiência pública para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal do Município, Ary Rodrigues Pereira, a partir das 9 horas e contou com a presença de vários representantes da sociedade civil organizada, além de representantes do Legislativo Municipal e do Executivo.   

O Plano Municipal de Saneamento Básico é trabalhado pelo CIDEMA e a empresa ENGQUALI Engenharia Sustentável. No objetivo de atender a Lei nº 11.445/2007, conhecida como a Lei de Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico, que especifica que todos os municípios brasileiros deverão elaborar seus Planos a partir de 2014.

O objetivo é garantir abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e Manejo de Resíduos sólidos e drenagem de Águas Pluviais

O Prefeito Marcelo Pimentel Duailibi, destacou que pediu para que a equipe da Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento acompanhasse de perto os trabalhos da empresa para que o Plano fosse debatido com a sociedade.

“Sabemos que o Plano trabalha as diretrizes para executarmos os projetos para melhorar o abastecimento de água potável. Assim, como a captação e tratamento de esgotamento sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de resíduos Sólidos, além das drenagens de Águas Pluviais Urbanas. Por isso, queremos junto com a população usar o Plano para viabilizar os projetos garantindo um desenvolvimento e qualidade de vida a nossa população. Quando disse que Camapuã iria se transformar em uma cidade boa para se viver é por conta desses planejamentos e os recursos que estamos viabilizando, aos poucos o Município vai se transformando em uma cidade de muitas realizações”, destacou o Prefeito.

De acordo com a legislação, as cidades que não tiverem seus Planos de Saneamento Básico implementado, não poderão receber recursos do governo federal para investimentos nos quatro eixos do saneamento.

 “Temos a responsabilidade de viabilizarmos os projetos e garantirmos a projeção de um abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e tratamento de esgotos para garantir uma saúde e infraestrutura a nossa população. Todos os esforços estão sendo feitos para que o Município de Camapuã venha a ser referência em qualidade de vida no Estado do Mato Grosso do Sul”, destacou o prefeito.

A participação da população para a realização do Plano de Saneamento Básico e debates de propostas para o projeto é de fundamental importância. Sabendo dessa importância a Prefeitura de Camapuã não tem medido esforços para garantir melhor qualidade de vida para os munícipes.

Marcaram presença na audiência os secretários municipais; Aldecir Dutra de Araújo, Célia Ortelan, Mauricio Palombo e o Chefe de Gabinete Gabriel N. F. Júnior, Cleide Rezende Arquiteta da Prefeitura, diretor tesoureiro do sindicato rural, Natalino Alves Ferreira, vereadores Juvenil Sapinho, Dr. Márcia e Manoel Nery, Luzia do JL Presidente da Associação Pro Mandioca e sociedade civil.    


Assessoria