Skip directly to content

Atendimento domiciliar de Camapuã é classificado para o “IdeaSUS”

on qua, 17/07/2013 - 14:13
quarta-feira, 17 Julho, 2013 - 14:30

A Clínica Municipal de Saúde de Camapuã (NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família) obteve êxitos em mais uma conquista. Desta vez a classificação do projeto de Atendimento Domiciliar Multifuncional para integrar o “IdeaSUS”, uma iniciativa que dá visibilidade as experiências em saúde do SUS. O projeto de Atendimento se resume na visita dos profissionais ao domicilio de alguns pacientes para o devido atendimento e acompanhamento.

Em entrevista, a Fisioterapeuta Carolina Bergo Domingues, contou que esta seleção veio após a Mostra de Experiências Municipais em Saúde – Brasil aqui tem SUS, ocorrida em Junho durante o 28° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Brasília-DF. Carolina explica que logo após a apresentação, recebeu email da Assessora Técnica da Vice-Presidência de ambiente, Atenção e Promoção à Saúde da FIOCRUZ (Fundação Osvaldo Cruz), solicitando autorização para integrar o projeto da Clinica na lista do IdeaSUS .

Para saber mais sobre o Atendimento Domiciliar Multifuncional a Fonoaudióloga Evamerlyn de Podet´s Etges Cebalho, responsável pelo projeto , contou detalhes do que é feito no dia-a-dia do NASF. “No ano de 2009 foi observada a necessidade de se iniciar atendimentos domiciliares multifuncionais devido as solicitações feitas pelos médicos das UBs e ao grande número pacientes que se encontravam acamados com dificuldade de locomoção”. Explica ela.

O principal objetivo deste projeto é levar atendimento especializado á população, seja por estar acamado, por ter não condições físicas de locomoção ou por não haver condições geográficas pertinentes ao município de Camapuã que impeça a ida até a clínica para o tratamento. Para implantar o projeto, a equipe de saúde da família realizou visitas aos domicílios fazendo um diagnóstico da situação com atendimentos e avaliações. Após a conquista de um veiculo cedido pela secretaria de saúde, gradativamente inseriu-se fisioterapeuta fonoaudiólogo e psicólogo aos atendimentos. Os profissionais da atenção básica, média e especializada, acompanham o paciente por meio de reavaliações periódicas feitas em cada visita. O intercambio entre os profissionais é positivo, ou seja, a parceria de todos junto às instituições que os regem proporcionam a intersetorialidade das especialidades que focadas, dão qualidade de vida ao paciente.De acordo com os dados alimentados no DATASUS, Em aproximadamente três anos, os atendimentos dobraram.

Reconhecimento.

Desde 2003, o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) abre espaço em seus congressos nacionais para a exposição de experiências que mostram um pouco do imenso trabalho das secretarias municipais de saúde na construção e implementação do SUS em todo país. Por meio da apresentação de pôsteres e vídeos, os municípios selecionados contarão suas histórias na Mostra Brasil Aqui Tem SUS . O principal objetivo destas Mostras é permitir o intercâmbio e a divulgação de trabalhos bem sucedidos no SUS, estimulando e fortalecendo aqueles que procuram soluções inovadoras para democratizar o acesso à saúde, reforçando o papel dos municípios como os principais operadores desta que é a maior política de inclusão social brasileira.

O IdeaSUS tem finalidade  de divulgação e consulta de práticas e soluções implantadas nos diversos territórios do país. Através de comitês de avaliação para certificação destas experiências, destacam-se aqueles projetos que tenham qualidade e potencial de reaplicação. No caso do que já vem sendo feito na Clínica, com uma eventual certificação o projeto de Camapuã poderá receber incentivos e investimentos por parte das agencias parceiras da FIOCRUZ.

Assessoria PMC