Skip directly to content

Chapadão do Sul: Movimento atrai 300 pessoas

on sex, 21/06/2013 - 10:05
sexta-feira, 21 Junho, 2013 - 10:00

Na noite desta quinta-feira, 20 de junho, jovens de Chapadão do Sul realizaram manifesto no centro da cidade, acompanhando o movimento nacional pela moralidade política e a melhoria na qualidade da administração pública. Atraiu o movimento em torno de 300 pessoas.

O evento foi liderado por universitários da UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Chapadão do Sul e por alunos da rede particular, municipal e estadual de ensino.

Como programado o manifesto teve início na Praça de Eventos, em frente à Matriz São Pedro Apóstolo e contou com adesão de empresários, autoridades municipais e produtores rurais, que na sua maioria preferiu assistir a ação.

No palco da praça os manifestantes prepararam os seus cartazes e faixas, com papel, tecido, tinta e pincéis.

Utilizando-se de um carro de som seguiram os manifestantes pela Avenida Onze, até a Câmara de Vereadores, onde pararam fizeram reivindicações e cantaram o Hino Nacional Brasileiro, de costas para o Parlamento Municipal. Em seguida voltaram pela mesma avenida, pararam na rotatória com a Avenida Oito, em frente a residência do Prefeito Dr. Felipe Magalhães, desceram aquela via até a Rua Quinze e subiram a Avenida Seis, com parada em frente à casa do ex-prefeito Jocelito Krug e seguiram até a Prefeitura.

Em frente ao Passo Municipal, sempre com gritos de ordem, convidaram o Prefeito Dr. Luiz Felipe Magalhães para o seu pronunciamento. O chefe do executivo elogiou os jovens pelo manifesto e anunciou a pavimentação da estrada que liga a cidade ao Campus da UFMS, uma das principais reivindicações na pauta dos manifestantes.

Prefeito Dr. Felipe disse que já assinou o termo de liberação de recursos para pavimentação daquela via e avisou que, se a burocracia encaminhar normalmente, na próxima sexta-feira, dia 28 de junho realiza a licitação da obra. Ele disse que já vinha trabalhando o assunto, desde a primeira reivindicação dos estudantes. Quanto ao sistema de água e esgoto da cidade, outra reivindicação local, lembrou que após 25 anos de emancipação finalmente a cidade vai receber uma grande obra na área de saneamento e a questão da falta de água que existia está resolvido.

Os manifestantes abordaram outros assuntos que não são de competência do executivo municipal e o prefeito orientou que continuem com os seus pedidos e cobrança para que tenhamos um Município, Estado e País cada vez melhor.

Um erro dos manifestantes, considerado abuso.

O manifesto foi pacífico, acompanhado de perto e auxiliado pela Polícia Militar e o COB, Comando de Operações do Bolsão, com a presença e orientação do Comandante do Destacamento da PM de Chapadão do Sul, Primeiro Tenente Sílvio. Os policiais foram elogiados pelos manifestantes diante do trabalho realizado.

Somente um ato de desrespeito aos pavilhões hasteados em frente à prefeitura foi flagrado. Membros do movimento arriaram a bandeira do Município e do Estado até o chão antes do canto do Hino Nacional Brasileiro, ficando apenas a Bandeira do Brasil hasteada. Servidores Municipais que assistiam ao movimento é que voltaram as duas bandeiras para o alto dos mastros, mesmo durante o manifesto.

Jovemsulnews