Skip directly to content

Cidades em MS voltam a recomendar máscaras contra Covid e correm para ampliar vacinação

on qua, 23/11/2022 - 08:07
quarta-feira, 23 Novembro, 2022 - 08:00

Com o aumento de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, cidades do Estado voltam a recomendar o uso de máscaras de proteção contra a doença. Além disso, reforçam campanhas de vacinação de crianças e o reforço vacinal para adultos.

Na última semana, MS registrou 285 novos casos de Covid. São 40,7 casos em média nos últimos sete dias, mais que o dobro da semana anterior, quando o Estado registrava 18,1.

Máscaras são recomendadas pelo Governo do Estado. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Conforme o Painel Mais Saúde, 1.081 pessoas morreram por Covid em MS neste ano. Os dados foram atualizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (21).

Então, atentos aos novos casos, municípios de MS começam a recomendar novamente máscaras de proteção. É o caso de Campo Grande, onde a prefeita Adriane Lopes (Patriota) não descarta a obrigatoriedade.

Contudo, a máscara voltará a ser obrigatória “só se tiver aumento de casos de Covid”, disse Adriane. No Estado, as máscaras também são recomendadas e obrigatoriedade segue descartada.

Obrigatoriedade em unidades de saúde

Além da Capital, Ribas do Rio Pardo também adotou a recomendação do uso de máscaras na cidade. Segundo a prefeitura, o município possui 106 casos confirmados neste ano.

Assim, recomenda o uso da proteção em todos os ambientes fechados. Além disso, retomou o uso obrigatório de máscaras em unidades de saúde de Ribas. A disponibilização de álcool 70% também voltou a ser obrigatória para mercados e o comércio em geral.

Nioaque e Selvíria também estão de olho na doença e já retomaram o uso obrigatório de máscaras em postos, hospitais e unidades de saúde dos municípios. A prefeitura de Selvíria reforçou o decreto de março de 2022, que instituiu a medida.

Enquanto Nioaque publicou decreto em 11 de novembro deste ano. A prefeitura tornou obrigatório o uso de máscaras em unidades de saúde por 60 dias.

Vacinação nas cidades de MS

Então, na tentativa de diminuir a contaminação, cidades de MS reforçam a vacinação. Além de destacar a vacinação das crianças e bebês contra Covid, municípios pedem que adultos completem o ciclo vacinal.

Quase dois anos após a primeira pessoa ser vacinada contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul, a procura pelo imunizante apresentou drástica queda nas unidades de saúde do Estado. Com segundo reforço liberado para pessoas acima de 30 anos, o total de imunizados com esquema vacinal completo soma pouco mais de 10% do público-alvo no Estado.

No Estado, 2.839.188 pessoas estão aptas a receber a vacinas, porém, até a manhã desta segunda-feira (21) apenas 285.885 estão protegidas.


Fonte: Midiamax