Skip directly to content

Em combate à pesca predatória, PMA apreende pescado e apetrechos proibidos em Coxim

on qua, 17/06/2015 - 13:11
quarta-feira, 17 Junho, 2015 - 13:15

O trabalho de combate à pesca predatória vem sendo intensificado pela 3ª Companhia da PMA (Polícia Militar Ambiental) nos rios da região norte do estado. Nesta terça-feira (16), na região da Cachoeira do Campo, zona rural de Coxim, foram apreendidos vários apetrechos proibidos além de exemplares de pescado retirados dos rios de forma ilegal.

Os policiais realizavam uma fiscalização na região durante o dia, quando avistaram dois homens com boias usando redes para pescar na Cachoeira do Campo. Ao notarem a aproximação da polícia, os autores fugiram do local.

Próximo das boias, os policiais encontraram um saco amarrado em dois galões, que armazenava dois pacus, três piaus e piranhas. Os apetrechos e o pescado foram apreendidos.

Durante a noite, dando continuidade a fiscalização, os policiais retornaram a cachoeira por terra e flagraram mais dois indivíduos pescando em embarcações. Os autores conseguiram fugir pela outra margem do rio. Os policiais apreenderam as canoas, um peixe da espécie pintado e dois pacus, que haviam sido capturados pela dupla com uso de apetrechos proibidos.

De acordo com a PMA, essa grande quantidade de peixes das espécies curimba, jaú, pintado e lambari, avistados nos últimos 45 dias e na maioria das vezes retirados dos rios de forma ilegal, é oriunda da bacia do Caronal, da região conhecida como Boca do Barco de Ferro e subiram o Rio Taquari.

Com um efetivo de 13 policiais, a 3ª Companhia da PMA é responsável pela fiscalização dos rios Taquari, Coxim, Jauru, Riozinho, Rio Corrente e Piquiri, além dos córregos, nos municípios de Coxim, Alcinópolis, Rio Verde, Pedro Gomes e Sonora.

Para que o trabalho de combate à pesca predatória seja ainda maior, a PMA precisa contar com a conscientização da população em geral. Qualquer irregularidade na região pode ser denunciada para a PMA em Coxim através do telefone (67) 3908-6060.

Todo o pescado apreendido nesta terça-feira será doado para o Lar dos Idosos de Coxim.


Edição de Notícias/Foto: Angela Bezerra