Skip directly to content

Encontro nacional de orquídeas reúne 100 expositores

on ter, 07/08/2018 - 07:20
terça-feira, 7 Agosto, 2018 - 07:15

Foto: arquivo / Correio do Estado

 

Entre as novidade apresentadas na 13ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas e a 10ª Exposição Estadual de Orquídeas, realizada pela Associação Campograndense de Orquidofilia e Ambientalismo (Acoa-MS), entre os dias 10 e 12 de agosto, no Armazém Cultural em Campo Grande, está uma palestra que apresentará informações importantes sobre o manejo de pragas e doenças da espécie Clatteya Nobilior.

Segundo o presidente da Acoa-MS, Wenceslau Carlos de Oliveira, em todas as edições os expositores apresentam alguma novidade e na edição 2018 foram confirmadas 100 participações.

"Não cobramos pagamento de convite na exposição, mas, realizaremos uma ação social e convidamos os visitantes a contribuírem com 1 kg de alimento não-perecível que é doado para instituição de apoio a famílias carentes", revela.

Estão confirmadas a realização de quatro oficinas que vão desde informações para interessados em iniciar o cultivo das plantas, quanto técnicas para cuidados e manutenção. Oliveira destaca que o Estado se destaca nacionalmente em encontros de orquidófilos.

"Temos muitos apaixonados pelo cultivo de orquídeas e a dedicação nas pesquisas de novas espécies resultou na exposição nacional que acontece há mais de uma década. Uma informação interessante e que muitas pessoas não sabem é que a espécie Cattleya Nobilior é a flor simbólica de Campo Grande", acrescenta o orquidófilo.

O projeto de lei nº 5.364/ agosto de 2014 instituiu a Cattleya Nobilior como flor simbólica do município de Campo Grande, cuja intensidade de floração acontece no mês de agosto coincidindo com o aniversário da Capital.

 

SORTEIO DE PRÊMIOS

 

Segundo o presidente da Acoa-MS, durante os dias do evento serão realizadas rifas instantâneas com sorteio de diversas espécies de orquídeas. No total serão disponibilizadas 300 plantas para o sorteio.

A Acoa-MS é uma entidade responsável por reunir pessoas para o intercâmbio de estudos sobre o cultivo de orquídeas, promovendo pesquisas, palestras e exposições.

 

PROGRAMAÇÃO

 

A exposição será realizada nos dias 10, 11 e 12 de agosto, no Armazém Cultural, NA Avenida Calógeras, 3100.

Curso de cultivo de orquídeas para iniciantes

Sérgio Ostetto

10 de agosto: 15h

12 de agosto: 9h

 

Dicas diversas para cultivo de orquídea

Marcia Vilela

11 de agosto: 14h

12 de agosto: 14h

 

Palestra: Pragas e doenças na Cattleya Nobilior

Engenheiro Agrônomo Dr. Marcos Vinicius Locatelli

11 de agosto: 9h

 

Visitações:

 

Sexta: 8h às 22h – Compras

19h – Abertura Oficial

Sábado: 8h às 22h – Visitação / Compras

Domingo: 8h às 17h – Visitação / Compras


Fonte: Correio do Estado