Skip directly to content

Figueirão realiza reunião de formalização dos artesãos

on qua, 18/12/2013 - 13:07
quarta-feira, 18 Dezembro, 2013 - 13:15

A prefeitura de Figueirão, através da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes e a vereadora Elza Geraldino, realizaram na noite desta terça feira (17), uma reunião com os artesãos do município.

A reunião, foi realizado na Câmara Municipal João Meirelles Baird, e contou com a presença da Gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Fundac) Arlene Barboza Vilela.
O objetivo da reunião é a formalização dos artesãos do município, “estamos realizando um levantamento de matéria prima disponível para alavancar o setor no município.A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, prioriza a matéria prima local, criando um artesanato autêntico, dando identidade para a cidade.
É uma forma de melhorar os trabalhos, tendo um produto aceitável no mercado.”
Finalizou a gerente de Desenvolvimento, Arlene Barboza.

“Os artesãos terão apoio da prefeitura de Figueirão. Está nas mãos da engenheira civil do município, onde foi a primeira escola da cidade. Objetivo é deixar arquitetura do prédio igual o que era antes, para os artesãos do município expor seus trabalhos.”
Destacou o coordenador de Cultura, Vagnei Fernandes.

“Um trabalho importante para fortalecer a economia popular do Município.
Por exemplo, os artesãos podem aprender técnicas que transformam simples chinelos em objetos únicos, capazes de despertar interesse de qualquer consumidora que preza pelo diferencial.”

Comentou a vereadora, Elza Geraldino de Oliveira.

“ Existem dois tipos de trabalhos, o trabalho manual que é feito de matéria prima industrial, não possui referência cultural.
Artesanato verdadeiro não usa matéria prima industrializada, possui identidade cultural e agrega valor ao produto.
Para exemplificar, em Chapadão do Sul, realizamos artesanato com palha de  milho e algodão, no município de Alcinópolis, os trabalhos foram feitos com a fibra do buriti, na cidade de Paraíso das Águas, o artesanato foi feito regatando  trabalhos antigos, feitos pela vovó.”

 

Participaram da reunião, vice-presidente do conselho municipal de cultura, Simônia Barbosa Ferreira, vereador Roni Moreira, vereadora Marizeth Venância.

Assessoria/Fotos: Rubem Vasconcellos