Skip directly to content

Governo cria força-tarefa para auxiliar no reparo de estragos causados pela chuva

on sex, 17/07/2015 - 13:48
sexta-feira, 17 Julho, 2015 - 14:30

O Governo de Mato Grosso do Sul criou força-tarefa para auxiliar os municípios que sofreram estragos com as chuvas acima da média que ocorreram na primeira quinzena de julho.

Em reunião com prefeitos do cone sul, nesta quinta-feira (16), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) informou que reunirá equipes da Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul), prefeituras e empresas terceirizadas pelo Governo do Estado, responsáveis pela manutenção das estradas estaduais.

No encontro, o governador confirmou a data de assinatura dos contratos com as empresas terceirizadas que venceram a licitação para manutenção das rodovias estaduais. “O governador disse que no próximo dia 22 vai assinar o contrato e vai fazer o que for possível para ajudar”, afirmou o prefeito de Amambai, Sergio Diozébio Barbosa.

ESTRAGOS

Já são diversos pontos críticos, entre pontes destruídas, estradas tomadas pelo barro e bueiros que foram arrastados pela enxurrada. As cidades de Naviraí e Paranhos já decretaram situação de emergência.

Além do escoamento do milho safrinha e da cana-de-açúcar que já começa a ser prejudicado, o transporte escolar está entre as maiores preocupações das prefeituras. “As aulas terão início no dia 1° de agosto e as crianças vão acabar sendo prejudicadas, já que muitas pontes caíram”, explicou Barbosa.

Em Aral Moreira, um caminhão tombou ao tentar passar pela estrada que foi tomada pela lama e em Coronel Sapucaia, o bueiro foi levado pela chuva e uma cratera tomou parte da via. São cerca de 10 pontes destruídas, totalmente intransitáveis. “O governador também já acionou a Defesa Civil para que os municípios possam decretar estado de emergência”, disse Barbosa após a reunião.

O prefeito disse ainda que seriam necessários aproximadamente R$ 10 milhões para reconstruir os diversos pontos de destruição. “É claro que não viemos pedir isso ao governador, mas queremos unir forças”, comentou.

No próximo dia 20, os prefeitos vão se reunir em Iguatemi para fazer um planejamento e levantar os pontos mais críticos de estradas municipais e estaduais.


Correio do Estado