Skip directly to content

Guaícurus conquista o Estadual sub 19 após vencer Comercial por 2 á 0

on qui, 02/10/2014 - 07:20
quinta-feira, 2 Outubro, 2014 - 07:15

A vitória por 2x0, na decisão do Campeonato Estadual da Categoria Sub-19, promovida e organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), cristalizou a prévia indicação evitando que a entidade tivesse cometido um erro crasso por ter indicado precocemente o time do Guaicurus, por “merecimento” como um dos representantes do futebol de base do Estado, na Taça São Paulo de Juniores, a partir de janeiro de 2015, naquele Estado.

Conforme o regulamento da competição, o outro representante será o Comercial.

O jogo aconteceu nesta quarta-feira (1º), à tarde no “Olho do Furacão”, estádio do Cene, que recebeu um bom número de torcedores.

O JOGO

O jogo tal como o regulamento foi dividido em dois tempos, não na questão da duração, mas sim nas ações dentro de campo.

No primeiro tempo, o Comercial esteve melhor em campo e em duas ocasiões o atacante Gullyt, teve a chance de abrir o placar e quem sabe, até mesmo decretar a vitória do time colorado.

Em uma delas, em cobrança de escanteio, o atacante comercialino não soube cabecear e perdeu por certo, o que seria o primeiro gol da partida.

A partida estava disputada e com bom toque de bola por parte das duas equipes. Mais atirado, pois precisava vencer para evitar a vantagem do Guaicurus que jogava por outro empate, o colorado se mantinha melhor postura em campo e assim, até mesmo mais ofensivo.

Em novo lance favorável ao Comercial, em cobrança de falta , mais uma vez a bola passou na frente do atacante Gullyt e ele perdeu o “tempo” desperdiçando nova chance criada pelos colorados.

Com o jogo mais “pegado”, os cartões amarelos foram saindo quase que naturalmente e o primeiro a receber, foi o jogador go Guaicurus, que “pegou” Luan, do Comercial e o árbitro aproveitou para encerrar o primeiro tempo da partida.

2º TEMPO

Sentindo que o time tinha perdido no setor de criação das jogadas no primeiro tempo, o técnico Ney Magalhães voltou com Matheus, em lugar de Luis Otávio, na tentativa de deixar o time do Guaicurus mais “solto” em campo.

Nem bem começou a etapa complementar, Mauro Marino, do Comercial, tirou Gullyt e mandou a campo outro atacante Filipe.

Mas foi o Guaicuru que chegou pela primeira vez ao gol adversário, aos 10 minutos, através de Renato, que forçou o goleiro Renan, a praticar uma bela defesa, mandando a bola para escanteio.

Léo do Comercial, foi contemplado com um cartão amarelo.

Aos 13 minutos,o técnico Ney Magalhães teve que fazer outra substituição no Guaicurus, desta feita por problemas médico, pois o lateral esquerdo Prego, que vinha se constituindo em um dos destaques do jogo, sentiu câimbras e foi substituído por Daniel. Por sua vez, Mauro Marino tirou Matheus e colocou em campo Gabriel Tourinho.

A essa altura, começava a prevalecer o melhor preparo físico do Guaicurus, pois os jogadores já “sobravam” em campo e a prova disso foi o toque de mão voluntário de Jean, do Comercial que levou um cartão amarelo.

Na cobrança de falta rápida, Dudu, trocou passe dentro da área do Comercial com Alessandro e chutou forte no canto do goleiro Renan, marcando o primeiro gol do jogo.

Com o placar adverso e precisando fazer dois gols para ficar com o título, os jogadores comercialinos não suportaram a responsabilidade e se perderam em campo.

Mesmo assim, Mauro Marino tentou ainda a última cartada, tirando Léo e colocou Gabriel, para tentar manter a força ofensiva do time.

Mas aos 30 minutos o cartão vermelho recebido por Gabriel Tourinho, do Comercial e Matheus do Guaicurus, pode ter selada a sorte colorada na partida.

Mais solto em campo, o Guaicurus passou a dominar as ações em todos os setores e percebendo a superioridade técnica, Ney Magalhães sacou Juninho e colocou Henrique, par dar mais movimentação ao setor ofensivo.

Para completar a má performance do Comercial, Márcio colocou a mão na bola infantilmente e recebeu cartão vermelho, deixando o comercial com nove jogadores em campo; depois Jorge do Guaicurus também acabou sendo expulso e aos 43 minutos, Henrique acertou um chute alto sem chances para o goleiro Renan, estabeleceu o gol que decretou a vitória e o bicampeonato do Guaicurus, fazendo o segundo gol do jogo.

FASE

Em menos de uma semana, foi o segundo título perdido pelo Comercial. Sábado, (27), o time da categoria Sub-17 perdeu para o Cene, o título de campeão da referida categoria e nesta quarta-feira, (1º), foi para o Guaicurus, evidenciando a má fase do clube em competições de base.

TÉCNICOS

Ney Magalhães do Guaicurus, reafirmou que a vitória cristalizou a indicação do seu time á Taça São Paulo de Juniores.

Interrogado pela reportagem do Capital News, ele disse que tão logo iniciou o segundo tempo, ele – como é preparador físico – observou o cansaço do time comercialino e foi mexendo no time para forçar o esgotamento físico do adversário.

“Adiantei mais o time para pressionar o time deles (Comercial) na saída de bola”, disse.

Com título conquistado nesta tarde, o Guaicurus é bicampeão estadual, sendo campeão em 2012, vice-campeão em 2013 e campeão em 2014.

MAURO MARINO

O técnico do Comercial foi mais agudo e disse que faltou mais competência aos jogadores que,quando tiveram a chance de fazer os gols, não aproveitaram e além disso, as peças chaves não renderam o esperado por ele na partida.

“Fizemos um bom primeiro tempo, mas no segundo (tempo) o time foi a apático e aceitou a troca de passes do Guaicurus sem oferecer resistência. Os jogadores sentiram o peso da responsabilidade, pois eles 9jogadors) ainda não têm a rodagem necessária para uma decisão”, avaliou.


Capital News/Fotos: Reginaldo Coelho