Skip directly to content

Homens são presos em operação de combate a furtos de equipamentos agrícolas em MS

on sex, 07/10/2022 - 08:28
sexta-feira, 7 Outubro, 2022 - 08:15

Na manhã desta quinta-feira (6), a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul (PCMS), através da Delegacia de Polícia de Batayporã, integrada com o Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e com as unidades de Taquarussu de Nova Alvorada do Sul, deflagrou a Operação Triton.

Armas apreendidas na ação - Crédito: Divulgação PCMS

De acordo com informações policiais, a operação foi subsidiada por informações reunidas pela Seção de Investigações Gerais da Delegacia de Polícia de Batayporã/MS.

A investigação trata do esclarecimento de subtrações de equipamentos agrícolas de duas propriedades rurais de Batayporã, entre 17/06/2022 e 18/06/2022.

O levantamento preliminar indicou que as subtrações, em tese, consubstanciam o crime previsto no art. 155, §1º e §4º, IV, do CP (furto qualificado pelo concurso de pessoas, majorado por ter sido praticado no período noturno - pena de reclusão de 02 a 08 anos, majorada de 1/3).

Os equipamentos telemáticos furtados funcionam de forma integrada, acoplados à veículos de pulverização de substâncias utilizadas no plantio e manutenção da safra, bem como de veículos utilizados para a colheita (trata-se da agricultura de precisão).

Os equipamentos, embutidos com tecnologia GPS e de georreferenciamento, possuem alto valor agregado, e são vendidos por concessionárias autorizadas por empresas estrangeiras.

De acordo com informações policiais, em 2022 foram registradas mais de 20 ocorrências de furtos de GPS de máquinas agrícolas, com pelo menos R$ 5 milhões em prejuízos diretos.

A operação recente visou dois alvos principais, que tiveram a prisão preventiva decretada, bem como quatro endereços relacionados a eles, distribuídos na área urbana e na área rural. 

Os dois alvos foram presos em virtude dos mandados de prisão e encaminhados para a Delegacia de Polícia de Nova Alvorada/MS. 

Eles foram interrogados e confessaram a prática de diversos furtos, inclusive relataram que os próximos furtos ocorreriam em propriedades rurais da região de Maracaju/MS. 

Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidas diversas armas de fogo, ocasionando a prisão em flagrante dos indivíduos por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.


Fonte: Dourados News