Skip directly to content

Lei que institui padroeira do MS é sancionada pelo governador

on qua, 27/12/2017 - 13:08
quarta-feira, 27 Dezembro, 2017 - 12:45

Governador Reinaldo Azambuja durante solenidade de sanção da lei - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

Lei que institui Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira do Estado de Mato Grosso do Sul foi sancionada na manhã desta quarta-feira (27) pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). A data comemorativa será dia 27 de  junho, mas não será feriado estadual.

“O importante é a nomeação, sem necessidade de feriado. Nós já temos muitos feriados no Brasil e isso mostra a maturidade da Assembleia Legislativa”, declarou o governador.

De acordo com Azambuja, algumas pessoas divergiram contra a instituição da santa como padroeira do Estado. “Algumas não aceitavam e queriam outras santas”.

Azambuja disse também que a solenidade é um marco importante para o MS, já que este ano o Estado comemora 40 anos de instituição.

A lei foi proposta pelo deputado estadual Paulo Siufi (PMDB),  e uma das alegações do parlamentar era que o Estado era o único que não tinha um santo como padroeiro.

Padre do santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Dirson Gonçalves, disse que muitas pessoas são devotas da santa e que, aproximadamente,  “25 mil pessoas participam, toda quarta-feira da novena”.

As reuniões acontecem das 6h às 23h, na Avenida Afonso Pena, no bairro Amambaí e são 18 novenas de hora em hora. De acordo com o padre, o santuário do Perpétuo Socorro completou 78 anos de fundação e é o que mais celebra novena no mundo.

O padre ainda declarou que é um ano histórico e que MS não tinha nenhuma referência religiosa. “O santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o maior do Estado. Toda quarta tem uma multidão presente”, afirmou Gonçalves. 

O religioso declarou que hoje foi o dia mais feliz da vida dele. “Não foi fácil aprovar, vivemos em um mundo muito plural”, disse o padre que também reforçou o respeito que tem com outros católicos e seguidores de outras religiões.

A possibilidade da lei não ser aprovada não incomodou o religioso que disse ter entregado “a causa nas mãos de Deus e de Nossa Senhora para que houvesse aprovação”, afirmou.

Além do Estado, outras cinco cidades têm Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira. São eles: Caracol, Itaquiraí, Bodoquena, Sete Quedas e Antônio João.

PROJETO DE LEI

O projeto foi aprovado com 14 votos dos deputados estaduais na segunda votação no dia 20 de dezembro DE 2017.

Autor da proposta, deputado Paulo Siufi pediu que a matéria fosse colocada para ser votada junto com o pacotão de projetos que estavam sendo apreciados na sessão do dia. Presidente da Casa, Júnior Mochi (PMDB), aceitou o pedido e incluiu o texto para votação, o que gerou protestos da bancada evangélica, contra a aprovação da lei. (Colaborou Izabela Jornada)

Foto: divulgação


Fonte: Correio do Estado