Skip directly to content

Pelo menos 16 municípios de MS não terão Carnaval em 2018

on qua, 07/02/2018 - 07:03
quarta-feira, 7 Fevereiro, 2018 - 07:00

Foto: divulgação

 

Crise financeira e estragos causados pelas chuvas vão impedir, pelo menos, 16 municípios de Mato Grosso do Sul de realizar eventos durante o Carnaval. Até o início deste mês, 21 cidades atingidas por ocorrências naturais adversas haviam decretado situação de emergência.

Os municípios de Santa Rita do Pardo e de Novo Horizonte do Sul estão entre os que não poderão celebrar o Carnaval em razão dos gastos para amenizar os estragos causados entre o fim do ano passado e início deste ano. “Não estamos dando conta nem de arrumar metade do que foi estragado.

Por enquanto, não vai dar para fazer nada”, afirmou o prefeito de Santa Rita, Cacildo Dagno Pereira. Ele informou ainda que os estragos prejudicaram principalmente as estradas municipais e há o risco de o transporte escolar ser comprometido durante o início das aulas, previsto para semana que vem, no dia 15.

Mesmo sem motivos emergenciais, algumas prefeituras também optaram por não realizar a festa. Em Chapadão do Sul, a justificativa é de que outras importantes festas serão realizadas no decorrer do ano.

Além disso, a prefeitura baseia a decisão apoiada em enquete realizada no início do mês de janeiro, em que, com 1.196 votos, 75% da população escolheu que a festa não fosse realizada e apenas 25% votou pela realização do Carnaval.

No município de Figueirão, a prefeitura optou por priorizar investimentos em projetos de infraestrutura e geração de renda para população. “A construção de asfalto e sistema de drenagem está estimada em R$ 4 milhões e a primeira etapa do abatedouro municipal deve custar R$ 1 milhão”, afirmou o prefeito Rogério Rosalin.

Destinos tradicionais do interior durante o período carnavalesco, os municípios de Miranda e Jardim vão conseguir realizar eventos, apesar da situação de emergência.

As celebrações foram viabilizadas em razão de repasses de recursos do governo do Estado. Situação semelhante também ocorreu nos municípios de Porto Murtinho e Mundo Novo. Em virtude da verba repassada, os estragos com as chuvas não impediram as comemorações durante a folia.


Fonte: Correio do Estado