Skip directly to content

PF prende Presidente do COB Carlos Nuzman em investigação sobre compra de votos

on qui, 05/10/2017 - 08:11
quinta-feira, 5 Outubro, 2017 - 08:00

Carlos Nuzman, presidente do COB, em condução coercitiva há cerca de um mês (Ricardo Moraes/Reuters)

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, em investigação sobre suspeita de compra de votos na eleição que escolheu o Rio de Janeiro como sede dos Jogos de 2016, informou a PF.

Além de Nuzman, o ex-diretor do COB e do Comitê Rio 2016 Leonardo Gryner também foi preso, acrescentou a PF em comunicado. A ação desta quinta é um desdobramento da Operação Unfair Play, deflagrada há um mês. Os mandados expedidos são de prisão temporária, com prazo inicial de cinco dias. A PF também cumpre seis mandados de busca e apreensão, todos no Rio de Janeiro.

Nuzman, de 75 anos, na primeira fase havia sido alvo de mandado de busca e apreensão em sua casa no Rio de Janeiro e levado à PF para prestar depoimento no início de setembro após deflagração da Unfair Play pela PF e pelo Ministério Público Federal em parceria com a procuradoria francesa. Segundo a PF, Carlos Arthur Nuzman e Leonardo Gryner serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

As autoridades dizem que Nuzman foi o “agente responsável” por viabilizar repasse de propina do grupo criminoso do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) para a compra de votos de dirigentes africanos na eleição de 2009 do Comitê Olímpico Internacional (COI) para escolha da sede dos Jogos de 2016. Nuzman nega ter cometido qualquer irregularidade.

(Com Reuters)


Fonte: Veja.Abril