Skip directly to content

Prefeitura de Camapuã lança Projovem Trabalhador

on qui, 11/04/2013 - 13:36
quinta-feira, 11 Abril, 2013 - 13:15

Foi lançado na tarde desta quarta-feira (10) na Câmara de Vereadores, o Projovem Trabalhador. O Programa atende 50 jovens que estão tendo aulas na escola Ernesto Solon Borges,  em uma parceria da Prefeitura de Camapuã, com a FUNTRAB (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

Participaram do lançamento o Prefeito Marcelo Duailibi, a Vice Prefeita Fátima Malaquias, a Secretária de Assistência Social Djasli Maiaroti, a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Prof. Célia Hortelan, Vereador Humberto Bogarim, o Gerente Regional do ITEAP José Moura e o Professor João Gomes, Coordenador de qualificação da FUNTRAB, no ato representando o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

O Prefeito Marcelo Duailibi, fez  questão de agradecer o apoio do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, bem como desejou boa sorte aos 50 jovens que em breve estarão inserido no mercado de trabalho.

O que é o Projovem

O Projovem Trabalhador é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM que foi concebido pelo Governo Federal, com objetivo de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. O programa permite que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, lazer e cultura.

Em Mato Grosso do Sul, o programa será desenvolvido pelo Governo, em 32 municípios, com uma meta de 5.500 jovens, distribuída nos 32 municípios,cuja gestão do Programa é de responsabilidade da FUNTRAB, que utilizará os Centros Integrados de Atendimento ao Trabalhador- CIAT, e nos Municípios que não dispor de CIAT/Agencia Públicas de Emprego, contamos o apoio da prefeituras/Secretarias Municipais de Assistência Social para a realização do processo de recrutamento, seleção e encaminhamento dos jovens aos cursos e ao mundo do Trabalho. As demandas foram apresentadas pelos Municípios, consoante às potencialidades locais e integradas ao projeto de desenvolvimento econômico.

Destina-se aos jovens de 18 a 29 anos, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo, em virtude de suas condições socioeconômicas, com maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.

A carga horária é de 350 h/aula, sendo 100 h/aula de qualificação social e 250h/aula de qualificação profissional, não podendo ultrapassar 15 horas semanais.

Os jovens participantes do programa receberão auxílio financeiro mensal de R$ 100, 00, (Cem reais) durante 06 meses, depositado pelo MTE diretamente na conta bancaria individual de cada jovem participante do programa.

Os jovens receberão 01 Kit Estudantil contendo, Mochila, Estojo, lápis, caneta, borracha, caderno, crachá e 02 Camisetas.

A entidade executora contratada deverá fornecer lanche diário e transporte quando necessário.

Programa é custeado com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Assessoria PMC/Foto: Denilson Rodrigues