Skip directly to content

Reconstrução da ‘Estrada Velha’ resgata história de Camapuã e desperta potencial turístico

on qui, 03/09/2015 - 10:51
quinta-feira, 3 Setembro, 2015 - 12:15

Que Camapuã tem potencial turístico não é novidade pra ninguém, sua rica história, aliada a suas riquezas naturais é um ‘prato cheio’ para o setor no município, apesar do potencial as belezas de Camapuã ainda são inexploradas neste âmbito.

O primeiro passo talvez seja convencer a própria população de que este local é privilegiado, sobretudo em função das suas características geográficas,  possuindo um relevo montanhoso repleto de morros, vales e paredões que proporcionam lindas paisagens.

Um importante passo neste processo de resgatar a alto estima da população e abrir caminhos para novas possibilidades no município foi dado, a reconstrução da primeira estrada que deu acesso a então Vila de Camapuã, conhecida como Estrada Velha, ou Estrada Pioneira consegue ao mesmo tempo aliar os dois principais potenciais turísticos do município, a história e as belezas naturais.

O percurso de pouco menos de dois quilômetros mostra Camapuã por um ângulo privilegiadíssimo, o caminho que percorre os pontos mais altos dos morros localizados ao oeste da cidade, escancara paisagens de tirar o folego, tanto da urbanização, quanto do campo, panoramas que tornam impossível não se orgulhar deste pedaço do mapa.

A ideia de reconstrução da estrada foi do engenheiro Jean Saliba, secretário municipal de obras. “Nossa equipe estava na região do monumento do Cristo Redentor, onde estudávamos algumas ideias para revitalizar o local, construir calçamento para se chegar ao monumento, realizar um paisagismo, enfim, tornar o local realmente um ponto turístico e agradável para passear, quando em uma conversa me contaram que ali próximo passava a primeira estrada que deu acesso a Camapuã, fiquei curioso para conhecer o local, onde restava apenas uma trilha, foi impossível não se encantar pelo cenário e buscar dentro das possibilidades da nossa secretaria reconstruir aquele trajeto tão importante para a história do município” Relatou Saliba em contato com o Infoco MS.

O secretário conta que o primeiro passo foi dado, agora é unir forças com outras secretarias, a sociedade em geral, montar projetos que beneficiam a estrada buscar junto aos governo estadual e ao próprio Ministério do Turismo meios de tornar o local um importante ponto turístico para o Município.

A estrada inicia ao final da Rua dos Jesuítas, na Vila Pedro Luiz Amorim e termina no Corredor Público próximo ao Cristo Redentor. Algumas recomendações são importantes, pelo fato da estrada passar pelos cumes dos morros, em alguns pontos a via é bastante estreita, o que deve fazer o motorista, pedestre, ciclista ou motociclistas redobrarem a atenção e evitarem o percurso durante a noite.

Nossa reportagem buscou nesta primeira matéria apenas mostrar as belezas do local, mas uma pesquisa sobre algumas histórias da ‘Estrada Velha’ está sendo realizada e em breve relataremos um pouco mais sobre a rica história do local.

Veja algumas imagens registrada no local