Skip directly to content

Secretaria de Saúde de MS notifica 12 casos de chikungunya no estado

on qua, 05/11/2014 - 07:45
quarta-feira, 5 Novembro, 2014 - 09:15

Mato Grosso do Sul tem 12 casos notificados de febre chikungunya, de janeiro até esta terça-feira (4). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Campo Grande houve 10 notificações, sendo um caso confirmado, dois descartados e sete ainda em investigação. No estado, os outros dois que estão sendo investigados são em Três Lagoas e o outro em São Gabriel do Oeste.

O caso confirmado é de um homem de 34 anos. Ele ficou internado em um hospital particular da capital sul-mato-grossense, teve alta e continua o tratamento em casa, na região central de Campo Grande. A confirmação foi no dia 17 de outubro.

A diretora de vigilância em saúde da Prefeitura de Campo Grande diz que médicos, enfermeiros e agentes de endemia estão sendo capacitados desde abril de 2014 para lidar contra a doença. Até agora foram registrados mais de 800 casos em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Doença
Segundo o Ministério da Saúde, a febre chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores.

Os sintomas da febre são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.


G1