Skip directly to content

Camapuã: Secretarias de Saúde e Obras iniciam mutirão de combate a dengue

on ter, 26/11/2013 - 07:16
terça-feira, 26 Novembro, 2013 - 07:15

A Secretarias de Saúde juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estarão realizando do dia 26 de novembro a 15 de dezembro o primeiro ciclo do mutirão de conscientização e limpeza nos bairros da cidade. Está mobilização contara com servidores da secretaria de obras, agentes de combate a endemias e os agentes comunitários da saúde e será realizada em dois ciclos totalizando 45 dias de combate a dengue e conscientização dos moradores.

Essas ações consistem em visitar as residências e estabelecimentos comerciais para a identificação e retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue e orientação educativas sobre saúde, como evitar a formação de novos criadouros e como manter os terrenos limpos. Também serão notificados os proprietários de terrenos particulares para providenciar a devida limpeza.

O mutirão terá a duração de 45 dias e será disponibilizado cronograma de coleta dos entulhos à serem recolhidos, será realizado controle focal(uso de larvicida), controle mecânico e ações de educação em saúde.

É extremamente importante que a população colabore com o mutirão, facilitando o acesso às residências e aos estabelecimentos comerciais para que seja feita a vistoria.·.

O Secretario de Saúde  Dutra destacou que o Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos, e é de suma importância à colaboração de toda população.

 O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída).

A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução de criadouras e surgimento de larvas, e consequentemente a diminuição dos casos notificados.

Confira o cronograma do mutirão:

Vila Industrial: dias 26 e 27 de novembro

BNH e Cristo Redentor: 28 e 29 de novembro

Jardim do Edem, Residencial Dona Eunice e Vila Diamantina: 30 de novembro e 01 de dezembro

Jardim América, Santa Rita de Cassia e Pedro Luiz Amorim: 02 e 03 de dezembro

São Miguel, Nova Era, Vale do Sol, Pq dos Ypes:04 e 05 de dezembro

Jardim São Bento:05 e 06 de dezembro

Vila Izolina II, Bairro Alto e Chácaras Brilhante:07, 08 e 09 de dezembro

João de Barro e Vista Alegre:10 e 11 de dezembro

Parque Alvorada  e Vila Izolina I:12 e 13 de dezembro

Centro:14 e 15 de dezembro

Confira algumas medidas de Combate à dengue que ajudam a eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti.

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;

- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;

- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;

- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;

- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;

- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;

- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).

- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;

- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.