Skip directly to content

Sul-mato-grossenses lideram artilharia no Brasil, camapuanense está na lista

on qua, 06/03/2013 - 10:31
quarta-feira, 6 Março, 2013 - 10:30

Desde 2008, o Globo Esporte criou o Prêmio Arthur Friedenreich, que premia anualmente o maior artilheiro da temporada do futebol brasileiro. Contam tentos de todos as divisões do Campeonato Brasileiro, Estaduais (apenas primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

E na temporada 2013, quem lidera a lista até então, são dois sul-mato-grossenses: Giancarlo e Careca.

Giancarlo é natural de Iguatemi e defende o Ferroviário-CE e é artilheiro isolado, com 17 gols. Recentemente, o atacante chegou a marcar cinco gols em uma partida só.

O iguatemiense lidera com folga. O segundo colocado está a cinco gols dele: o atacante Careca, natural de Rio Brilhante, atleta do Cene, com 12 tentos. Das doze vezes que balançou a rede em 2013, foram três hat-tricks, façanha que só ele conseguiu no Brasil este ano.

Outros dois sul-mato-grossenses figuram na lista, em 12° lugar, com sete gols, junto de nomes como Bernardo do Vasco e Luis Fabiano do São Paulo: Lincom, de Camapuã, do Bragantino-SP e Cristiano, de Naviraí, do Misto de Três Lagoas.

Homenagem

Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil", ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500. Conquistou sete títulos paulistas, uma Copa Rocca e dois Sul-Americanos pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista, foi artilheiro em oito edições.

Vencedores

A primeira edição do prêmio foi vencida pelo douradense Keirrison.

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

(EsporteÁgil)