Skip directly to content

Tribunal de Justiça inaugura reforma do Fórum de Camapuã

on seg, 22/08/2016 - 07:37
segunda-feira, 22 Agosto, 2016 - 07:30

Diversos juízes, servidores, advogados, promotores, defensores, secretários municipais, além do prefeito e outras autoridades locais, prestigiaram a solenidade de entrega da reforma do prédio do Fórum da Comarca de Camapuã. Uma obra que passou a ter 1.090,61 m², com investimento que alcançou R$ 367.000,00.

Em seu discurso, o juiz diretor do Foro da comarca, Deni Luis Dalla Riva, elogiou a administração do Poder Judiciário pela reforma de um local onde a população será ainda melhor atendida. “Esta é uma atitude inteligente da administração porque se antecipou às necessidades futuras nas instalações. A reforma trouxe muitos benefícios não só para nós, mas para todos os usuários que buscam todos os dias a prestação jurisdicional”.

Inaugurado em agosto de 2007, o prédio do Fórum completou nove anos em uso e já começava a apresentar alguns problemas que exigiam a reforma. “Por mais que o prédio apresentasse boas condições, havia a necessidade de melhorias. Com a obra ganhamos todos: magistrados, servidores, advogados e especialmente os jurisdicionados”, completou o juiz.

O presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, lembrou que é uma preocupação desta administração a aproximação do Judiciário com a população. Ressaltou que, para isso, há o  empenho de todos em vários projetos que resultam na desejada aproximação e lembrou que o Poder Judiciário de MS passa por um momento de grande transformação.

“É uma satisfação estar em Camapuã para inaugurar a reforma do Fórum, com ampliação e adaptação para acessibilidade, como uma forma de materializar o projeto que temos de aproximação do Judiciário com a população. Estamos construindo Fóruns novos, reformando prédios antigos e criando comarcas novas: tudo com o intuito de levar o Poder Judiciário mais próximo de toda a população de Mato Grosso do Sul”, explicou o presidente.

O presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira,  foi outro a reconhecer que Camapuã foi presenteada com a reforma completa da estrutura já existente. “Mais uma vez o Tribunal de Justiça investe na estrutura para propiciar melhores condições de trabalho para juízes, servidores e, consequentemente, em uma melhor prestação jurisdicional. Vejo como avanço importante e a população da cidade agradece porque terá um ambiente melhor para ser atendida”.

Memória – Entregue a reforma, houve a inauguração da Galeria de Juízes Titulares da comarca, uma proposta do TJMS para valorizar os magistrados que fizeram e fazem a história da justiça sul-mato-grossense.

“Este é um projeto que estamos implantando paulatinamente, com objetivo de registrar a história da comarca, a presença do juiz que atuou ali. Alguns já aposentaram, outros faleceram e outros ainda são hoje desembargadores, enfim, o registro é muito importante para que a comunidade conheça os juízes que atuaram nas suas comarcas”, ressaltou o Des. Lós.

“Essa galeria revela a sensibilidade da administração, o cuidado com seu material humano. É uma forma de valorizar muitos juízes que se dedicaram por anos na comarca à causa da justiça. São dados históricos que ficam registrados e a iniciativa pode servir de inspiração para outras instituições. É reconhecer a contribuição que cada juiz deu para a comunidade”, apontou Deni.

Estiveram na solenidade, além dos presidentes do TJMS e da Amamsul, os desembargadores Odemilson Roberto Castro Fassa e Maria Isabel de Matos Rocha, os juízes auxiliares da Presidência do TJMS Alexandre Antunes e Paulo Afonso de Oliveira; o juiz auxiliar da Corregedoria Juliano Rodrigues Valentim; o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TJMS Atílio César de Oliveira Jr.; os juízes Zidiel Infantino Coutinho, Eduardo Eugênio Siravegna Jr. e os juízes aposentados Ivo Salgado da Rocha e Paulo César Pereira da Silva.

Reforma – A reforma do Fórum de Camapuã abrangeu troca de reatores e lâmpadas de todas as luminárias, substituição dos aparelhos de ar condicionado antigos por novos do tipo Split, mais econômicos e silenciosos; e adequação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), conforme NBR 5419/2016.

O estacionamento para o público e funcionários foi pavimentado com blocos de concreto intertravados, sistema que contribui para uma melhor permeabilidade das águas das chuvas. Foi realizada a revisão hidráulica de todos os banheiros, além da preocupação também com todas as janelas, portas internas e toda a cobertura.

A reforma incluiu a construção de um novo passeio no entorno do prédio, com piso tátil e rampas, facilitando o acesso à edificação, respeitada a norma de acessibilidade. Para a readequação do layout, foi necessária a demolição de arquivos internos, gerando mais espaço para as salas dos assessores de gabinete.

Saiba mais – A Comarca  de Camapuã foi criada pela Lei nº 2.869, de 12/11/68, e instalada no dia 26 de janeiro de 1969. Em 1994, com a Resolução nº 229, foi instalada a 2ª Vara da comarca.

Já responderam por Camapuã os juízes Paulo Tadeu Haendchen, Elizabeth Tae Kinashi, Paulo Alfeu Puccinelli, Valdevino A. dos Santos, Paulo César Pereira da Silva, Maria Isabel de Matos Rocha, Odemilson Roberto Castro Fassa, Ivo Salgado da Rocha, José do Couto Vieira Pontes, Jacqueline Machado, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, Mariana Rezende Ferreira Yoshida, Atílio César de Oliveira Jr. e Zidiel Infantino Coutinho.

Atualmente respondem pela comarca os juízes Deni Luis Dalla Riva e Fabio Henrique Calazans Ramos.

Prestigiaram a solenidade de entrega da reforma o prefeito Marcelo Pimentel Duailibi, o promotor Douglas Silva Teixeira, representando o Procurador Geral de Justiça Paulo Passos; o defensor Carlos Renato Cotrim Leal, representando o Defensor Público Geral Luciano Montalli; o advogado Wilson Novato, representando o presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche; o vereador Humberto Bogarim, presidente da Câmara de Camapuã, entre outros.