Skip directly to content

Época de chuva favorece aparecimento dos caramujos em terrenos; saiba o que fazer

on seg, 20/03/2023 - 19:48
segunda-feira, 20 Março, 2023 - 18:45

A chuva acima da média registrada em 2023 em Campo Grande e interior de Mato Grosso do Sul, tem contribuído para o aparecimento de caramujos em terrenos baldios. O tempo úmido favorece a proliferação do animal, que pode transmitir doenças graves ao ser humano.

Caramujos invadiram terreno baldio. (Foto: Fala Povo)

No bairro Portal do Panamá, na Capital, leitor do Jornal Midiamax registrou dezenas de caramujos da Rua Jorge Evora Asencio. "Na rua toda é a primeira vez que vejo esse monte de caramujos pela rua, antes eles ficavam mais concentrados no terreno baldio", disse.

Em Camapuã, cidade a 140km de Campo Grande não é diferente, praticamente em todos os bairros é possível se deparar com os caramujos.

Médica veterinária do Serviço de Controle da Raiva e outras Zoonoses do CCZ, Maria Aparecida Conche Cunha explica que o tempo úmido favorece a proliferação dos caramujos, principalmente em terrenos baldios, onde tem mato e lixo, que podem servir de alimento para esses animais.

Cuidados com os caramujos

É importante que a população não encoste nos animais se tiver desprotegido, sem luvas, por exemplo. "No dia a dia a população deve lavar bem frutas, verduras, não utilizar a concha desses animais para nenhum fim, manter o quintal limpo e não jogar lixo em terrenos baldios".

Os caramujos maiores são africanos, espécie que foi introduzida no país na década de 1980. Por não serem nativos, não há predadores para o animal, que pode ser transmissor de duas graves zoonoses, causadas por vermes do mesmo gênero.

Uma delas é a meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis. Normalmente, ratos são o destino final do parasita, mas o homem pode se envolver acidentalmente neste ciclo. Devido ao difícil diagnóstico, a doença pode ser fatal. 

Outra grave zoonose é a angiostrangilíase abdominal, causada pelo Angiostrongylus costaricensis. A doença costuma ser assintomática, mas, como os vermes se alojam nas paredes intestinais, podem causar a ruptura e, consequentemente, até mesmo o óbito das vítimas, dentre as quais estão humanos.

Como exterminar os caramujos

A médica veterinária Maria Aparecida Conche, do CCZ, explica que não há produto químico recomendado para limpar a área dos caramujos. Sendo que o ideal para se livrar dos animais, é pegar um por um, utilizando luvas e deixá-los por 24 horas em água sanitária com água.

Ela recomenda que a após as 24 horas de molho, o morador coloque os animais em um saco e deixe na lixeira para que a empresa responsável pela coleta de lixo recolha. "É a maneira mais eficiente, apesar de difícil".


Fonte: Midiamax com InfocoMS