PUBLICIDADE
“Vitalício”, Leoz renuncia a comando da Conmebol e Comitê da Fifa
terça-feira, 23 Abril, 2013 - 14:30
O paraguaio Nicolas Leoz comunicou à Fifa nesta terça-feira que abandonará seu cargo no comitê executivo do órgão, no qual estava presente desde 1986. Em nota oficial, a entidade anunciou também que Leoz deixou a presidência da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
A decisão foi tomada por conta de problemas relacionados a sua quarta operação no coração, disse uma fonte com conhecimento da decisão. O dirigente, 85 anos, presidia a entidade sul-americana desde que foi eleito pela primeira vez em maio de 1986.
“A Fifa foi comunicada da saída formal de Nicolás Leoz como membro de seu comitê executivo e da presidência da Conmebol (Confederación Sudamericana de Fútbol) por motivos de saúde e pessoais. Nicolás Leoz informou a Fifa de sua decisão por carta”, disse a entidade em comunicado oficial divulgado na tarde desta terça-feira.
“Em concordância com os estatutos da Fifa (artigo 30, parágrafo 9), a Conmebol terá que decidir imediatamente o substituto de Nicolás Leoz como um dos representantes no comitê executivo da Fifa pelo período restante no cargo”, completa o comunicado.
A vaga será ocupada por um dirigente sul-americano a ser nomeado nos próximos dias. Os outros delegados da Conmebol na Fifa são o argentino Julio Grondona (presidente da Associção de Futebol Argentino) e o brasileiro Marco Polo del Nero, que substituiu seu compatriota Ricardo Teixeira (ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol). (Com informações da AP)