PUBLICIDADE
Após morte de torcedor, Corinthians corre risco de ser excluído da Libertadores
quinta-feira, 21 Fevereiro, 2013 - 10:30
A morte do jovem torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, 14, durante o jogo entre San José x Corinthians, em Oruro (a 230 km de La Paz), pela fase grupos da Taça Libertadores da América, pode trazer sérias consequências para a equipe paulista. De acordo com o Código Disciplinar da Conmebol, criado no final do ano passado, o clube pode até ser eliminado da atual edição do torneio sul-americano.
Após quase 97 anos sem ter um órgão para disciplinar e punir clubes e jogadores indisciplinados, a Conmebol criou o Tribunal de Disciplina e a Câmara de Apelações em 2012, dois órgãos judiciais que interpretarão o Código de Disciplina, que passou a valer nesta edição da Libertadores.
Nele, há o artigo 11, que prevê punições para comportamentos inadequados de seus torcedores, como invasão de campo, objetos atirados no campo, o uso de sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico, entre outros.
O artigo 18, que prevê as punições, fala em multas (de no mínimo R$ 200 mil), anulação ou repetição do jogo, perda de pontos, proibição de jogar em um estádio ou país e até exclusão da competição (presente ou de edição futura).
A polícia boliviana já confirmou que o sinalizador que atingiu Kevin Douglas Beltrán Espada foi atirado por torcedores do Corinthians. De acordo com a polícia local, 12 corinthianos estão detidos.
Fonte: Folha de SP