Skip directly to content

Atleta de Rio Verde é a 1ª da América do Sul a conquistar Green Number

on seg, 01/06/2015 - 13:42
segunda-feira, 1 Junho, 2015 - 14:15

 

A rioverdense Ana Márcia Borges Gomes, de 46 anos, é a primeira mulher sul-americana a conquistar o "Green Number" na "Comrades Marathon”. A 90ª edição realizada neste domingo (31), teve 87,7 km de extensão, sendo 75 km só de subida, na estrada que liga as cidades de Durban e Pietermaritzburg, na África do Sul, contou com 23 mil atletas de 60 países de todos os continentes do globo.

Considerada a maior, mais importante, mais difícil, mais antiga e mais tradicional ultra-maratona do mundo, a Comrades é realizada na África do Sul, desde 1921 e foi criada para homenagear os soldados sul-africanos mortos na I Guerra Mundial, após marcharem 2.700 km da África Oriental até a Alemanha. Natural de Rio Verde de Mato Grosso, estado de Mato Grosso do Sul, Ana Márcia é graduada em Direito pela extinta FUCMAT, atual UCDB, e exerce desde 1993 a função de Analista Judiciário, Especialidade Oficiala de Justiça Avaliadora Federal.

Ela começou a praticar corridas de ruas em 1999, em Campo Grande-MS, conquistando o 2º lugar em sua primeira prova. Desde então, já participou de 200 provas em 20 países, sendo especialista em corridas de longas distâncias. Ao concluir a Comrades, com o tempo de 10h27min34' Ana Márcia Borges Gomes escreve seu nome no hall da fama do atletismo internacional, sendo a primeira mulher da América do Sul a receber o "Green Number", que é a perpetuação de seu número de prova, título entregue apenas aos atletas que concluíram 10 vezes a ultra-maratona.


Edição de Notícias/Foto: Facebook