Skip directly to content

Bolívia devolve ao Brasil 380 veículos confiscados de contrabandistas

on qui, 28/02/2013 - 08:21
quinta-feira, 28 Fevereiro, 2013 - 08:15

O governo da Bolívia devolveu ao Brasil nesta quarta-feira 380 veículos, entre carros e motos roubados no país vizinho e que foram confiscados em território boliviano quando contrabandistas tentavam obter os documentos para sua legalização.

Os veículos foram entregues na cidade de Puerto Quijarro, que fica perto da fronteira com o Brasil, informou à Agência Efe a presidente da Alfândega Nacional, Marlene Ardaya, que estava presente no evento.

O ministro da Presidência da Bolívia, Juan Ramón Quintana, entregou ao ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, 283 carros e 97 motos como parte da Convenção Interamericana de Assistência Mútua em Matéria Penal".

Quintana ressaltou que a Bolívia está honrando um compromisso ao devolver os veículos ao Brasil e anunciou a operação contra o crime organizado nas áreas próximas à fronteira com o Brasil serão intensificadas.

"O ministro brasileiro expressou seu agradecimento e afirmou que este é um fato histórico que marca uma aproximação nas relações de amizade entre países vizinhos", afirmou Marlene.

Esses veículos foram confiscados na Bolívia entre 2011 e 2013, e localizados graças a uma operação que tem como objetivo isentar veículos sem documentação que entraram no país por meio de contrabando.

Cerca de 70 mil veículos foram isentados, mas 8 mil ficaram retidos quando se descobriu que haviam sido roubados em países vizinhos. O governo boliviano já entregou, há duas semanas, 257 veículos ao Chile, e no caso brasileiro, está pendente a devolução de outros 70.

A entrega de veículos à Argentina, ao Paraguai e ao Peru está prevista para os próximos 10 dias. Os bolivianos que tiveram seus automóveis roubados também os receberão de volta

São pelo menos 1,5 mil veículos roubados ou furtados em países vizinhos e levados ilegalmente à Bolívia. Além do Brasil, outros países fronteiriços à Bolívia também devem se beneficiar. Já a estimativa do ministro Cardozo é que haja ainda 4 mil veículos brasileiros no país vizinho.

Terra