PUBLICIDADE
Brasília elimina Cene fora de casa e vai encarar o Cuiabá na Copa Verde
sexta-feira, 21 Fevereiro, 2014 - 08:15
Superior na técnica e na raça, o Brasília bateu o Cene fora de casa por 2 a 0 no jogo de volta das oitavas de final da Copa Verde, na noite desta quinta-feira. O time colorado não se intimidou com a pressão cenista durante os 90 minutos e construiu a vitória com os gols de Tamaré e Clécio.
O Furacão Amarelo lutou bravamente, criando várias chances de gol, mas a bola teimava em não entrar. Os visitantes jogavam pelo empate com gols e souberam explorar o nervosismo do adversário na segunda etapa, depois de terem aberto o placar aos 39 do primeiro tempo em cobrança de falta. E próximo do fim da partida, um contra-ataque rápido definiu o duelo.
Pelas quartas de final da competição, o Brasília vai enfrentar o Cuiabá nos dias 26 de fevereiro e 9 de março.
Primeiro tempo
O jogo começou com o Brasília armando jogadas de ataque pelas laterais, já que o Cene vinha com três zagueiros e uma marcação especial sobre o atacante Claudecir. As apostas eram as ultrapassagens de Tamaré pela direita e Kaká pela esquerda. E foi com o camisa 6 que os visitantes tiveram a primeira finalização perigosa, aos 10. Kaká recebeu passe alto e invadiu a área, mas chutou para fora.
A marcação pressão foi a saída encontrada pelo Cene para retomar o controle das ações ofensivas. Forçando o erro do adversário no campo de ataque, o Furacão Amarelo começou a se sobressair. Aos 14, Dubinha viu Eduardo aberto pela esquerda e soltou o passe em profundidade. O lateral chutou forte e rasteiro, para boa defesa de Artur. Andrezinho ficou cara a cara com Artur aos 19, mas simulou pênalti ao cair na grande área e recebeu cartão amarelo.
Se estava difícil para o Colorado se aproximar da meta cenista, o jeito era arriscar de longe. Aos 31, em cobrança de falta venenosa de Claudecir, André Moreto voou no pé da trave esquerda para impedir o gol. A receita acabou dando certo para o Brasília aos 39: Tamaré, cobrando falta pelo lado direito da intermediária, mandou uma bomba indefensável para Moreto. O Cene ainda reagiu no fim da primeira etapa com Guilherme. O atacante partiu em velocidade e disparou de fora da área um petardo contra a meta de Artur. A bola passou perto do travessão.
Segundo tempo
O Cene voltou dos vestiários precisando virar o placar para ficar com a vaga, pois a vantagem do empate com gols pertencia ao Colorado. A pressa daria o tom ao Furacão na etapa complementar. Os donos da casa levaram perigo logo aos 6. Em jogada rápida, Andrezinho acionou Erick, que girou e encontrou Biro-Biro desmarcado na grande área. O meia bateu por sobre o gol de Artur.
Acossado em seu campo de defesa, o Brasília se servia dos contra-ataques para responder à pressão cenista. Como aos 12, com Alekito, que recebeu a bola em frente à grande área, girou sobre o marcador e chutou alto, para fora. Mas a iniciativa ofensiva era toda do Cene. Erick teve a melhor chance do Furacão no segundo tempo, aos 21. Livre de marcação na grande área, ele cabeceou e a bola saiu no canto esquerdo de Artur. O goleiro colorado ainda fez excelente defesa aos 29, em um potente chute desferido por Maycon de fora da área.
O gol do Cene estava próximo, mas foi o Brasília quem balançou as redes outra vez. Aos 32, Claudecir se livrou da marcação na linha de fundo e centrou rasteiro para Clécio escorar na grande área, sem chance para André Moreto. Era o gol que carimbava o passaporte colorado rumo às quartas de final da Copa Verde. O Furacão bem que tentou fazer o gol de honra, mas não teve jeito. Festa do Brasília no Morenão.
Globo Esporte