PUBLICIDADE
Camapuã e mais 27 municípios recebem geladeiras da Energisa para armazenar vacinas
terça-feira, 25 Maio, 2021 - 22:30
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participou nesta terça-feira (25) do ato de entrega de 289 geladeiras doadas a 28 municípios pela concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul - Energisa. O evento simbólico aconteceu no Paço Municipal, em Campo Grande. A ação faz parte do movimento ‘Unidos pela Vacina’, que integra uma das iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Objetivo é garantir a conservação local de vacinas contra a Covid-19.
Recebimento das 7 geladeiras em Camapuã - Foto: Prefeitura Municipal
Segundo Geraldo Resende, as doações representam um fortalecimento da Rede de Frio do Estado. “A doação destes refrigeradores mostra o comprometimento que a empresa Energisa tem com a população sul-mato-grossense. A doação é de fundamental importância porque fortalece a nossa rede de frio responsável por guardar os imunizantes recebido do Mistério da Saúde”.
O diretor-presidente da Energisa e um dos coordenadores do movimento em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, destaca a importância da união para garantir que mais pessoas sejam vacinadas o quanto antes. “Nosso papel é o de apoiar, ajudar a garantir a imunização e levantar os insumos necessários. Nós buscamos soluções, pois sabemos que a vacinação é fundamental para a nossa sociedade. Estes equipamentos que serão destinados aos municípios são para ajudar neste processo e, principalmente, garantir que nenhuma dose se perca por falta de refrigeração ou conservação local inadequada”
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, ressaltou a importância dos refrigeradores nas unidades de saúde. "Serão importantes para estas unidades, pois terão condições de serem armazenadas nos locais de vacinação por 5 a 6 horas antes de perder os reagentes”, disse.
O secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, destacou a importância desta parceria público-privada. “São várias as soluções que temos encontrado neste enfrentamento à pandemia. As geladeiras serão importantes nas unidades de saúde no armazenamento de insumos”, completou.
De acordo com a Energisa, a entrega dos refrigeradores começou nesta segunda-feira (24) pelas cidades de Inocência, Camapuã (7 unidades), Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. Na terça-feira (25), assinou o Termo de Doação de 75 geladeiras para as unidades básicas de saúde de Campo Grande, em que serão utilizadas para conservação local das doses durante a aplicação.
Além da Capital, outras secretarias municipais de saúde também serão contempladas como: Dourados (36 unidades), Aquidauana (23 unidades), Ponta Porã (23 unidades), Coxim (16 unidades), Corumbá (15 unidades), Eldorado (14 unidades) e Nova Alvorada do Sul (10 unidades). Os equipamentos são da marca Esmaltec, de 259 litros, e conta com o Selo Procel de Economia de Energia.
Fonte: Governo de MS / Rodson Lima, SES