PUBLICIDADE
Camapuã e Paraíso receberão visita do Comitê de Combate à Dengue
sexta-feira, 1 Março, 2013 - 09:30
Em reunião na manhã de ontem (28) na Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Comitê Estadual de Combate à Dengue anunciou os novos números da situação epidemiológica da dengue e apresentou as ações de combate e assistência que estão sendo realizadas no Estado.
De acordo com a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde da SES, Bernardete Lewandowski, em Mato Grosso do Sul já foram 19 óbitos em 2013 e registrados 5.085 casos até a semana oito de 2013.
“Na semana cinco tínhamos registrado 8.654 e agora o número de casos diminuiu, o que significa que as ações de combate estão dando resultados positivos”, disse Bernardete.
Para combater, diminuir os índices epidemiológicos e fortalecer a assistência em saúde, a SES está realizando, além de um trabalho voltado para os municípios, a aquisição de materiais como bombas, que serão cedidas, e equipamentos de proteção individual (EPIs).
“Uma equipe da SES está visitando os municípios com casos de dengue e realizando um trabalho emergencial com ações de combate aos vetores, vigilância epidemiológica e atenção básica a médicos e enfermeiros.
Durante essa visita também participamos dos Conselhos Municipais de Saúde, além orientar a intensificação dos trabalhos técnicos como utilização de máquina de UBV pesada (leco), uso de máquinas costais, tratamento focal, controle mecânico, trabalho educativo e em alguns municípios a remoção de depósitos”, explicou.
Ainda durante a reunião foi apresentado o mapa com a distribuição da epidemia no Estado. Ao todo, 54 municípios registraram casos de dengue, sendo Naviraí, Nova Andradina e Sidrolândia os com maior número.
Campo Grande concentra 65% do total de casos no Estado. E a dengue atingiu principalmente pessoas de 50 a 64 anos e com mais de 80.
Em fevereiro o trabalho de intensificação das ações foi realizado em Nova Andradina, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Vicentina, Rochedo, Sidrolândia e fechará o mês com Nioaque.
Para o mês de março está prevista a visita a Camapuã, Dourados, Paranaíba, Paraíso das Águas, Rio Verde, Ponta Porã e Corumbá.(SEGOV-CO)