Skip directly to content

Camapuã: PMA autua infrator por incêndio em restos de vegetação em período proibido

on ter, 24/10/2023 - 18:20
terça-feira, 24 Outubro, 2023 - 18:15

As Polícias Militares Ambientais (PMA) de São Gabriel do Oeste, empenhadas na Operação Prolepse de prevenção aos incêndios, autuaram nesta terça-feira (24), um infrator de 71 anos por provocar incêndio em uma propriedade rural do município de Camapuã. A operação tinha como objetivo orientar e prevenir o uso do fogo, em conformidade com as regulamentações de prevenção de incêndios na região.

Imagem: divulgação / PMA

Durante uma patrulha de fiscalização ambiental, a equipe da PMA detectou uma densa cortina de fumaça, originária de uma área rural situada a aproximadamente 65 quilômetros da cidade. Utilizando um programa que utiliza imagens de satélite para a detecção de focos de calor, os agentes conseguiram identificar a propriedade em questão, bem como a data do início do incêndio, ocorrida em 22 de outubro.

No local, a equipe encontrou cinco leiras queimadas, algumas delas ainda exibindo resíduos de material lenhoso nativo e emitindo fumaça. A equipe prontamente procedeu à supressão da vegetação, ação que contou com autorização do órgão ambiental competente. Entretanto, a apresentação de uma Declaração Ambiental para Queima não foi suficiente para eximir o infrator das sanções legais.

Imagem: divulgação / PMA

É importante ressaltar que, segundo regulamentações estaduais, a queima controlada está proibida no Estado de Mato Grosso do Sul até 31 de dezembro de 2023, inclusive com a suspensão de autorizações concedidas previamente à Portaria publicada em 14 de julho deste ano.

Em consequência da infração ambiental cometida, o infrator, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e recebeu uma multa no valor de R$ 2.371,00. Além disso, ele poderá ser processado por crime ambiental, devido ao funcionamento de atividade potencialmente poluidora sem autorização ambiental, sujeito a uma pena que varia de um a seis meses de detenção.

Imagem: divulgação / PMA


Fonte: Idest