PUBLICIDADE
Camapuã: policiamento georreferenciado nas fazendas pode agilizar atendimento da PM
segunda-feira, 11 Março, 2024 - 18:00
Com a proposta de envolver os produtores rurais da região com mais segurança, a diretoria do Sindicato do Produtor Rural de Camapuã (SPRC) se reuniu com o Comandante do Batalhão Rural da Polícia Militar, Elismar Silva, para definir alguns pontos sobre o funcionamento da Patrulha Rural na região.
Reunião no Sindicato do Produtor Rural de Camapuã - Imagem: divulgação
Segundo Elismar Silva, as equipes do batalhão têm visitado propriedades desde o início do ano e vêm realizando o cadastramento detalhado das mesmas para um policiamento georreferenciado, que faz parte da continuidade do projeto “Campo Mais Seguro”.
“As equipes do batalhão iniciaram em janeiro as visitas nas fazendas para fazer o cadastramento das propriedades e levar informações de segurança para o produtor. A intenção é dar continuidade ao que já era feito, mas agora com o policiamento mais criterioso e técnico. Coletamos tanto os dados do proprietário, funcionário, maquinário, gado e coordenada geográfica da propriedade para agilizar o atendimento quando tiver que atender alguma ocorrência”, explica.
O programa aumenta a segurança de áreas acessadas por estrada de chão que não tenham sinal de celular e/ou iluminação, prevenindo e combatendo crimes ocasionados por essas situações nas propriedades rurais.
Para o presidente do Sindicato, Toninho Silvério, o Batalhão Rural não apenas representa uma expansão, mas também um aprimoramento no policiamento técnico e criterioso dessas áreas. “Essa iniciativa não só fortalece a segurança, mas também é um grande apoio aos produtores rurais, oferecendo um ambiente mais protegido para desenvolverem suas atividades com tranquilidade e confiança.”
O encontro na sede do Sindicato permitiu a troca de ideias entre a diretoria, representantes da comunidade rural e membros do batalhão, consolidando um compromisso conjunto para um ambiente rural mais seguro. Em casos de emergência, os residentes podem contar com o suporte do Batalhão Rural, acessando o atendimento através do telefone 190.
Projeto Campo Mais Seguro
O Programa Campo Mais Seguro envolve a população do campo, por meio de um serviço de monitoramento coletivo denominado Rede de Vizinhos Protegidos. O principal objetivo da Rede é aumentar a segurança de áreas acessadas por estrada de chão prevenindo e combatendo crimes.
A coleta dos dados de referência e georreferenciamento facilitam o deslocamento das equipes da Polícia Militar, dando mais eficiência ao serviço e segurança ao produtor rural de Mato Grosso do Sul, restabelecendo a sensação de segurança e confiabilidade.