PUBLICIDADE
Camapuã: Saúde lança campanha para descobrir pessoas com Hanseníase
quinta-feira, 20 Fevereiro, 2014 - 09:00
A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria da Atenção Básica e Programas de Hanseníase, iniciou no dia 17 de Fevereiro de 2014 uma Campanha para descobrir pessoas com HANSENÍASE .
Esta Campanha está ocorrendo em todas as Unidades de Saúde da Família (ESF) dos bairros de Camapuã.
A HANSENÍASE é uma doença causada por um uma bactéria (bacilo) chamada Mycobacterium leprae. É uma doença contagiosa e silenciosa que ataca a pele e nervos periféricos.
A transmissão é de pessoa para pessoa. Isto é, se uma pessoa está doente e não sabe que tem a doença e não está tratando, transmite para outra pessoa, através da respiração, por meio das gotas eliminadas no ar pela tosse , pela fala e pelo espirro. É importante lembrar que esta transmissão ocorre através do convívio direto e prolongado ( moradores de uma mesma casa).
Pessoas que tem manchas na pele que não doem, não coçam, não pegam pó, sente dormência, formigamento, fraqueza nas mãos e pés ou se queimam e se machucam sem perceber (sem sentir dor), devem procurar a Unidade de Saúde (ESF) de seu bairro para que as (o) enfermeiras (o) ou médicos (as) façam o exame clínico e testes de sensibilidade nas manchas.
Se for diagnosticado HANSENÍASE através do exame clinico e/ou pela baciloscopia a pessoa deve iniciar o tratamento o mais rápido possível.
As medicações para o tratamento estão disponíveis nas Unidades de Saúde.
HANSEÍASE TEM TRATAMENTO E CURA
Fotos de pessoas com manchas diagnosticadas como Hanseníase: