PUBLICIDADE
Camapuã: Secretaria de Saúde divulga dados da campanha de vacinação contra a gripe
quarta-feira, 7 Maio, 2014 - 08:30
A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será encerrada na próxima sexta-feira (9). Até agora, 1.078 pessoas já se vacinaram contra a doença o que representa 38,92 % da população alvo de Camapuã, segundo balanço parcial divulgado nesta segunda-feira (5). O grupo de mulheres pós-parto (puérperas) registrou, até o momento, a maior cobertura vacinal, com 11 doses aplicadas, o que representa 52,38% deste público..
Desde 22 de abril, a vacina contra gripe está disponível nos postos de vacinação a crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. As pessoas com doenças crônicos devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a vacinação em domicilio as pessoas acamadas, os demais pacientes deverão procurar a ESF (Estratégia de Saúde da Família) de referencia para realizar a vacinação. Todas as ESF estão realizando a vacinação, em caso de dúvidas os pacientes deverão ligar na unidade de saúde para solicitar informações a respeito da campanha de vacinação.
O Secretario Aldecir Dutra faz um alerta às pessoas do grupo prioritário para que procurem os postos de vacinação e se protejam contra a gripe. “A vacina é a principal arma para reduzir as complicações, os casos graves e os óbitos por gripe”.
Segue abaixo tabela com dados da campanha e ‘vacinômetro’ atualizado no dia 05 de maio.