Skip directly to content

Camapuanense Luan Pimentel é campeão do Grand Prix Internacional de Judô Paralímpico

on ter, 19/03/2019 - 19:58
terça-feira, 19 Março, 2019 - 19:45

Luan Pimentel no pódio do Grand Prix, em SP - CBDV/Divulgação

Para-atletas das equipes do Ismac e da AJCS retornaram do Grand Prix de Judô Paralímpico, disputado no CT Paralímpico, em São Paulo (SP), com quatro medalhas. Também no sábado (16), o local recebeu a Copa Antônio Tenório, voltada para iniciantes, e os sul-mato-grossenses obtiveram bons resultados.

No torneio masculino do GP, o atleta natural de Camapuã-MS, Luan Simões Pimentel, foi o melhor na categoria Leve (-73 kg). O judoca de 21 anos, do Ismac, de Campo Grande, deixou Vinícius Soares (CEIBC-RJ), em segundo, e Elias Silva (ISBE-SC), completou o pódio.

Destaque também para Nathan Relíquias e Rogério Santos, ambos do Ismac, prata e bronze na Meio-Médio (81 kg). A dupla ficou atrás apenas de Harlley Damião Arruda (Cesec-SP), que no dia 28 deste mês embarca com a seleção para eventos na Europa.

Michelle Ferreira foi a melhor na Meio-Médio – CBDV/Divulgação

Entre as mulheres, a medalhista paralímpica em 2008 e 2012 Michelle Ferreira foi ouro na Meio-Médio (63 kg). No domingo, a sul-mato-grossense de 34 anos comemorou muito o título, pela equipe AJCS, que segundo postagem no Facebook, coroou o seu retorno aos tatames depois de um ano. A prata foi para Cristina Antunes (GNU-RS), e o bronze ficou com Yasmin Leite (Provisão-SP).

A competição contou com a presença de participantes de 16 Estados mais o Distrito Federal. A etapa foi importante para a comissão técnica da seleção brasileira observar os judocas em ação no maior evento da modalidade no país. “O Grand Prix é a porta de entrada, uma vitrine para todos os atletas chegarem à seleção brasileira. É o momento certo de mostrarem o que estão treinando nos seus clubes”, analisou Jaime Bragança, treinador da equipe nacional.

A próxima etapa do GP será realizada no dia 30 de novembro, também no Centro de Treinamento, em São Paulo.

Copa Antônio Tenório

Pelo menos 120 atletas participaram do evento disputado por praticantes da categoria iniciante. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), a Copa tem o objetivo de fomentar a modalidade no país, com atletas a partir de 10 anos de idade. Na edição deste ano, o festival aconteceu em 17 categorias, de pesos combinados, divididas em masculinas e femininas.

A etapa recebeu judocas de 11 Estados: CE, GO, MA, MG, MS, PA, PB, RN, RS, SC e SP. Todos eles receberam medalha de participação das mãos do seis vezes medalhista paralímpico, sendo quatro de ouro, Antônio Tenório. Entre os destaques apontados pela Confederação estão três do Ismac: Hellen Machado, Gabriel Rodrigues, e Igor Santos.


Fonte: soporesportes.com