PUBLICIDADE
Campeonato Estadual deve ter novo formato e quatro rebaixados em 2014
segunda-feira, 13 Maio, 2013 - 15:45
Nem bem o Cene conquistou o título estadual de 2013 batendo o Naviraiense na decisão e as atenções já se voltam para o próximo campeonato. Depois de dois anos com o mesmo formato de disputa e de parceria com a TV, os próximos campeonatos devem ser jogados com novo regulamento que deve ter, inclusive, um número maior de rebaixados nos anos de 2014 e 2015. Tudo para enquadrar a competição em um formato mais adequado ao período de disputa e às transmissões pela TV que devem acontecer a cada rodada.
O novo regulamento deve ser discutido com os clubes em reuniões pré-Arbitral e ratificadas no Arbitral que acontece entre outubro e novembro. O primeiro e principal objetivo das mudanças é a redução do número de clubes na primeira divisão, dos atuais 14 para dez no campeonato de 2016. Essa solicitação foi feita pela TV ainda em 2012, durante as negociações para transmitir a competição. Para que isso aconteça, quatro clubes devem ser rebaixados e dois subirem da Série B nos próximos dois anos, conforme determina o Estatuto do Torcedor que exige uma mesma fórmula por, pelo menos, dois anos seguidos.
Resolvida a questão do rebaixamento, o sistema de disputa também deve passar por mudanças. Apesar de mais econômico para os clubes, o sistema com duas chaves regionalizadas sempre é motivo de criticas por obrigar os times a enfrentarem sempre os mesmos adversários na primeira fase, o que tem acontecido nas últimas seis temporadas. Para mudar isso, a sugestão que deve ser levada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) aos dirigentes dos clubes é de jogarem todos contra todos em turno e returno com duas variações no final. Ou o time com maior pontuação conquista o título ou os quatro melhores classificados avançam para uma fase semifinal.
Em ambos os casos, a campeonato levaria praticamente todas as datas disponíveis. Em 2013 foram 14 rodadas na primeira fase e mais seis eliminatórias até se definir o campeão, em um total de 20. Com todos os times se enfrentando, seriam 26 ou, com semifinal, 30. "Teriamos que usar algumas quartas-feira a mais e talvez estender um pouco mais, tudo dentro do prazo determinado pela CBF", disse Marco Tavares, vice-presidente e coordenador de competições da Federação, ainda durante a competição. Neste ano, o campeonato acabou dia 5 de maio, duas semanas antes do limite estipulado pela CBF para o encerramento dos campeonatos regionais.
Em 2014 disputam o Estadual o campeão Cene, Comercial e Novoperário, todos de Campo Grande. Do interior jogam Aquidauanense, Maracaju, Misto de Três Lagoas, Águia Negra de Rio Brilhante, Itaporã, Ivinhema, Naviraiense, Sete de Dourados, Urso de Mundo Novo e os dois classificados pela Série B que acontece entre agosto e outubro. Corumbaense e Serc de Chapadão do Sul foram rebaixados e voltam à Série B.
Gazeta MS