PUBLICIDADE
Candidatos têm até quarta para pagar a inscrição do Enem
segunda-feira, 26 Maio, 2014 - 13:00
Quem se inscreveu para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tem direito a isenção da taxa de inscrição, tem até esta quarta-feira (28) para fazer o pagamento do boleto bancário de R$ 35, caso ainda não tenha realizado. Quem não efetuar o pagamento terá a inscrição cancelada.
Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal por pessoa inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.086).
O ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, anunciaram neste sábado (24), em Brasília, que 9.519.827 pessoas se inscreveram para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
De acordo com os dados divulgados, houve um aumento de 21,8% no número de inscritos em relação à edição de 2013, quando 7.834.017 se inscreveram. Em 2012, foram 6.495.446 inscritos e em 2011 haviam sido 6.221.697.
Só depois do fim do prazo para o pagamento da taxa é que o Inep deve divulgar o número final de pessoas inscritas e aptas a fazer a prova, que este ano será realizada nos dias 8 e 9 de novembro.
Em 2013, 7,8 milhões de alunos fizeram a inscrição, mas, como muitos não pagaram a taxa, no final 7,1 milhões de candidatos puderam prestar o exame. Nos dias do Enem, compareceram efetivamente mais de 5 milhões de estudantes.
O ministro Henrique Paim informou que, em média, 60% dos inscritos são isentos do pagamento, mas que os demais devem fazer o pagamento até, no máximo, quarta-feira (28). O pagamento pode ser feito também pela internet ou caixa eletrônico.
O exame deverá ser usado pelas 115 universidades e institutos federais para acesso a cursos de graduação. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo no site enem.inep.gov.br.
O ministro da educação, Henrique Paim, disse no sábado que, a partir deste exame, algumas universidades, como a Universidade Federal de Goiás, ampliaram as vagas por meio do sistema de seleção unificado.
Conforme o ministro, termina em agosto o prazo para novas instituições se cadastrarem.