PUBLICIDADE
Carreta da Justiça chega em Figueirão para atendimentos a partir desta segunda-feira
segunda-feira, 25 Junho, 2018 - 13:45
Foto: reprodução / MSTododia
Terminou na sexta-feira (22) o atendimento jurisdicional na unidade móvel da Carreta da Justiça na comarca de Alcinópolis, distante cerca de 350 quilômetros de Campo Grande. Durante os cinco dias de trabalho, 148 pessoas foram até a unidade móvel do Poder Judiciário. A partir desta segunda-feira, até o próximo dia 29, o atendimento será realizado aos moradores Figueirão.
A Carreta faz parte do programa Judiciário em Movimento e tem jurisdição em todo o Estado, tendo competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, inclusive em processos do Tribunal do Júri.
Desde agosto de 2016, com o lançamento do programa “Judiciário em Movimento”, que tornou 100% dos municípios de MS sedes de comarcas, a população sul-mato-grossense vive uma nova realidade quanto ao Poder Judiciário.
Alcinópolis
Durante a passagem da Carreta da Justiça no município, foram realizadas 36 conversões de união estável em casamento, sete divórcios, duas investigações de paternidade com exame de DNA, dois reconhecimentos de paternidade, nove cobranças e 56 processos abertos. Além disso, 23 pessoas procuraram atendimento na Defensoria Pública e 19 buscaram emissão de carteira de identidade.
Uma dos atendimentos realizados foi o casamento de Lesilda da Silva, 43 anos, e Jonatan Alexandre de Oliveira, 49. Há 20 anos eles moram juntos e tinham muita vontade de oficializar a união, mas com tantos compromissos financeiros, aluguel, medicamentos, alimentação, nunca sobrava dinheiro para o casamento.
Com a Carreta da Justiça o sonho deles tornou-se realidade. “Estou muito feliz por ter me casado. Eu achei maravilhoso. Nunca nos separamos nem por uma semana e, há muitos anos, tínhamos a vontade de casar”, conta Lesilda.
Além da felicidade do casamento, a humanização no atendimento surpreendeu o casal. Um dia antes, Jonatan foi até a Carreta para saber sobre o que seria necessário. Ao ser informado sobre o horário de funcionamento, perguntou se seria possível a equipe esperar 20 minutos até ele chegar do trabalho, no fim do dia. Os funcionários prontamente responderam que sim, o que deixou Lesilda comovida.
“Eu cheguei antes e fiquei esperando. Ele saiu correndo do serviço e foi pra lá. Todos nos atenderam muito bem. Foi muito bom. Sou muito agradecida”. Outro detalhe também encantou Lesilda. “Achei a Carreta a coisa mais linda”.
Fonte: MSTododia