PUBLICIDADE
Cene vence 1º jogo e fica perto do 5º título estadual
segunda-feira, 29 Abril, 2013 - 08:00
O Naviraiense mostrou empolgação, abriu o placar, mas não conseguiu segurar o resultado e acabou derrotado pelo Cene por 2 a 1, na primeira partida da decisão do Campeonato Estadual 2013. O jogo foi realizado na tarde deste domingo, no Estádio Virotão, com transmissão ao vivo para todo Mato Grosso do Sul, através da TV Morena.
O Jacaré ainda jogou parte do segundo tempo com um homem a menos, já que o zagueiro Robenval acabou expulso após cometer um pênalti convertido por Careca. Para conquistar seu quinto título Estadual, o Furacão Amarelo pode perder por até um gol de diferença no duelo de volta, que acontece no próximo domingo (5), em Campo Grande, pois tem a vantagem segundo critérios do regulamento.
Empurrado por seus torcedores, o Naviraiense partiu para o ataque e tentou sufocar o adversário. Sofrendo forte marcação, o Cene não conseguia dar progressão às jogadas de ataque e tentava utilizar as bolas paradas como opção. A equipe mantinha maior posse de bola, mas com pouca objetividade. Já o time da casa era mais agudo e aos 28 do primeiro tempo, conseguiu abrir o placar. O meia Buiu cobrou falta na área, a defesa do Cene vacilou e Campanário cabeceou sem chances para o goleiro Guilherme, agitando os torcedores no Virotão.
Veio o segundo tempo e o cenário se manteve o mesmo, até os 25 minutos, quando Vina deu início à reação do Furacão Amarelo. Em cobrança de escanteio houve bate-rebate na área do Naviraiense, a defesa não conseguiu afastar e o meia cenista bateu de esquerda, rasteiro, vencendo o goleiro Washington e empatando a partida.
Sabendo que a única maneira de tirar a vantagem do adversário era fazendo o dever de casa, o técnico Paulo Resende mexeu no Jacaré e colocou três homens de frente (Augusto, Bahia e Jean Batatais), com o objetivo de buscar o gol da vitória. Walter Ferreira também mexeu e Kéverson, uma das alterações, acabou sendo decisivo. Aos 29, o atacante, ex-Aquidauanense, entrou em velocidade em rápido contra-ataque e cruzou para Careca, o zagueiro Robenval cortou com a mão e acabou expulso.
O árbitro marcou pênalti que foi convertido por Careca, autor de 18 gols no Campeonato Estadual. Apesar do gol sofrido o Naviraiense ainda pressionou e levou muito perigo a Guilherme. Aos 43, ataque do Naviraiense e Jean batatais acertou o travessão. Na sequência, seguiu a pressão, a bola sobrou para Campanário que se livrou da marcação e soltou outra bomba, também no travessão. O Cene conseguiu se segurar e saiu de campo com um resultado que o deixa muito próximo da taça e da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2014.
No final, muita reclamação dos jogadores e comissão técnica do Naviraiense com o trio de arbitragem. Segundo eles, o lance que originou o pênalti começou com uma jogada irregular. "O pênalti aconteceu, é verdade. Mas no começo da jogada, a falta foi no meu jogador e ele [Paulo Henrique Vollkopf, árbitro] deu para o Cene. Fora outros lances que mataram nosso time", lamentou Paulinho Rezende, técnico do Naviraiense.
Ambos os finalistas já estão classificados para disputar a Copa do Brasil do ano que vem, representando Mato Grosso do Sul.
NAVIRAIENSE: - Washington; Robinho, Willians, Robenval (expluso) e Adriano Chuva; Buru, Sorbara, Joel (Bahia) e Buru (Jean Batatais); Campanário e Pequi (Augusto) - TÉCNICO: Paulo Rezende.
CENE: Guilherme; Arnaldo, Rodrigo, Bruno e Menezes; Naka, Vina, Márcio e Wellison Santana; Careca e Buiu (Keerson). TÉCNICO: Valter Ferreira.
Gazeta MS