Skip directly to content

Chapadão do Sul investe em carro milionário para monitoramento das vias

on ter, 24/10/2023 - 13:41
terça-feira, 24 Outubro, 2023 - 13:15

Chapadão do Sul, município a 331 quilômetros da Capital sul-mato-grossense, investiu em um carro com inteligência artificial com custo milionário. O objetivo é ajudar no monitoramento das vias públicas da cidade e custará R$ 12 mil de aluguel ao mês. O veículo, fabricado pela Mapzer, custa em média R$ 2 milhões para venda.

Júnior Teixeira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio AmbienteImagem: reprodução

Em resposta ao Campo Grande News, o prefeito, João Carlos Krug, explicou que o carro faz levantamentos dos problemas da cidade como buracos, lâmpadas queimadas, sinalização inadequada ou problemática. Além da fiscalização de vegetação alta em terrenos baldios, depósito de entulho, lixo jogado em áreas irregulares e áreas escuras.

“O programa pode ser alimentado com informações que são importantes para o município. Pode ser suspenso a qualquer momento se não for mais interessante. Já funciona em Curitiba, as informações nos dão segurança que será muito importante e cremos que o custo-benefício será satisfatório”, diz o prefeito.

De acordo com a gestão municipal, é a primeira vez que uma prefeitura de Mato Grosso do Sul aposta na tecnologia para auxiliar a fiscalização, sendo a décima do Brasil a utilizar o recurso.

Em vídeo publicado nas redes sociais pelo titular da Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Júnior Teixeira alerta a população para que não faça mais o descarte irregular de lixo e entulhos em vias públicas, pois o “carro robô” irá identificar as casas que fazem os atos. “Você, que faz descarte de lixo em local inadequado ou entulho, comece a regularizar. Porque esse carro vai identificar”.

Segundo Júnior, o robô será usado, no primeiro momento, apenas para rastrear os problemas, depois como agente fiscalizador. “Isso vai gerar mais resultados e entregar mais qualidade de vida aos moradores de Chapadão do Sul. São 38 ocorrências que vão ser fiscalizadas". finaliza.


Fonte: Campo Grande News