PUBLICIDADE
Chapadão do Sul: três pacientes estão isolados por suspeita de gripe H1N1
quarta-feira, 30 Maio, 2018 - 16:00
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de Chapadão do Sul, três pacientes estão internados na ala de isolamento do Hospital Municipal, com suspeita de gripe H1N1, ou outra versão do vírus.
Segundo a Secretária de Saúde da Prefeitura de Chapadão do Sul, Mara Nubia Soares Pereira, está aguardando resultado de exames para confirmar o tipo de gripe que afetou os pacientes internados. “Até que se confirme qual o vírus que os contaminou eles continuarão na ala de isolamento do Hospital Municipal como medida de segurança”, afirmou a secretária Mara.
Neste mês de maio, um paciente que passou pelo Hospital Municipal de Chapadão do Sul, vindo de uma fazenda faleceu por gripe após ser transferido para Campo Grande. Era um homem vindo do nordeste a poucos dias e trabalhava em uma fazenda.
Precauções
Para se prevenir de forma mais ampla, recomenda-se lavar as mãos com frequência ou higienizá-las com álcool em gel, cobrir o nariz com um tecido ao espirrar ou tossir, evitar o contato com pessoas gripadas, limpar maçanetas, bancadas, utensílios de cozinha e brinquedos com água e sabão. Crianças com menos de 5 anos, idosos, grávidas e pessoas com imunidade baixa também devem evitar aglomerações.
Vacinação
O Governo Federal lançou uma campanha de vacinação para as pessoas consideradas do grupo de risco.
Teve início no dia 23 de abril de 2018, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe. Não terá vacinação no feriado e no fim de semana sera retomada na segunda-feira dia 4 de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina da gripe em 2018. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.
Cabe destacar que o resto da população também se beneficiaria da vacina. Mas aí é necessário pagar pela dose na rede privada – o valor fica entre R$ 100 e 200 reais mais ou menos.
Fonte e foto: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)