Skip directly to content

Chuva traz alívio, extingue incêndios e permite descanso para equipes no Pantanal

on ter, 18/08/2020 - 07:43
terça-feira, 18 Agosto, 2020 - 07:15

As chuvas intensas deste fim de semana em Mato Grosso do Sul trouxeram um pouco de alívio no combate às queimadas no Pantanal de Corumbá e Ladário, a 417 quilômetros de distância de Campo Grande. Com mais de 45 dias em combate, militares das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e brigadistas do Prevfogo/Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) puderam “descansar”.

Foto: Prevfogo/Ibama

Segundo o analista ambiental do Ibama, Alexandre Pereira, as tempestades auxiliaram na extinção de várias frentes de fogo, principalmente na região das terras indígenas Kaduel, onde 30 brigadistas estavam acampando e trabalhando dia e noite.

“Em regiões onde o fogo estava sob controle, as chuvas foram consideráveis e os incêndios extintos. Em Nabileque, sul de Corumbá, a chuva foi menos intensa, mas suficiente para extinguir toda a frente de incêndio que estava afetando a região”, disse.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), existe a possibilidade de chuvas com baixo nível acumulado para sexta-feira (21) e sábado (22). A previsão é que chova até 30 milímetros nas regiões sudoeste, sul e leste . Porém, na próxima semana o período de estiagem retorna, deixando o clima seco e com baixa umidade relativa do ar.

“Nós estamos nos recuperando fisicamente e realizando a manutenção dos equipamentos e ferramentas, para retornar ao combate e prontos para atuar em outra oportunidade que surgir nesse período.”

De 1° de janeiro a esta segunda-feira (17) o monitoramento registrou 1,7 milhão de hetares devastados pelas chamas no Pantanal, destes 930 mil são em MS e 820 mil em Mato Grosso. Comparado ao ano passado, representa 60% a mais de número de focos de calor.


Fonte: MidiaMax