PUBLICIDADE
Cine Sesi reúne mais de 1.500 pessoas em Camapuã
segunda-feira, 18 Agosto, 2014 - 13:15
As três noites de exibições do Cine SESI em Camapuã reuniu mais de 1.500 pessoas na Praça Jaime Carlos de Oliveira (Concha Acústica), os 500 acentos disponíveis pela organização forma preenchidos nos três dias de eventos, muitos expectadores ainda acompanharam as exibições em outras acomodações.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que juntamente com o SESI realizaram o evento na cidade, emitiu uma nota destacando a importância e o sucesso do evento no município, confira na íntegra esta nota.
A execução do Cine SESI Cultural, na Praça Jaime Carlos de Oliveira, praça da Concha Acústica, na cidade de Camapuã, estado do Mato Grosso do Sul, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2014, constituiu-se numa das nossas mais importantes parcerias, no campo da cultura. Tudo teve início a partir dos primeiros contatos com a produção do evento, quando nós, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Prefeitura Municipal de Camapuã, passamos a acreditar na viabilidade desse projeto.
Uma das justificativas se refere ao fato de que tivemos cinema até os anos 80, sendo ainda considerável o número de saudosistas da época. Para esses apaixonados por filmes em grande tela, a conversa que começamos a ter com o produtor de campo, aumentou ainda mais a esperança do cinema na praça. As primeiras providências, nesse sentido, na condição de parceiros, geraram expectativa e várias indagações pelos moradores da cidade.
Após divulgação através de cartazes, panfletos, som volante e de emissoras de rádio, a população compareceu à praça, ocupando 500 cadeiras, além de outros espaços, para prestigiar e matar saudades. Os filmes exibidos durante os três dias corresponderam aos desejos de todas as idades. Os comentários no dia seguinte foram sempre de elogios. A equipe foi competente, bastante previdente nos detalhes para evitar imprevistos.
Como os filmes e a organização agradaram ao nosso povo, gostaríamos de que, no futuro, o projeto voltasse à nossa cidade. É uma forma de resgatar valores da cultura brasileira, com exibição em tela gigante, em que é reconhecida a importância da cultura de raiz, dos vultos da história em consonância com a cultura popular. No caso do Cine SESI, foi louvável a exploração de contos, no caso, tão bem apresentados pela atriz Marieta Severo, e encenados por competentes atores da dramaturgia brasileira.
Tornou-se interessante a dose de humor usada para expor questões da realidade e da natureza humana. São colocados à prova comportamento e personalidade, sendo apresentados o individualismo, a ingratidão e a hipocrisia, em que não ficam de fora as instituições sociais. Assim, “O Bem Amado”, “Os Colegas” e “Enrolados” e outros prenderam a atenção do público. Que esse trabalho continue contemplando as centenas de cidades, de semelhante porte, Brasil afora. O cinema não pode morrer. Parabéns ao SESI e a Prefeitura de Camapuã pela parceria no projeto.