PUBLICIDADE
Cinzas de vulcão peruano provocam cancelamento de voos para MS
domingo, 21 Julho, 2019 - 22:00
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira emitiu um boletim técnico para informar que o vulcão Ubinas, localizado no Peru, entrou em erupção na tarde sábado (20), lançando cinzas a mais de cinco mil metros de altura.
Cinzas foram identificadas em Campo Grande (MS) e Maringá (PR) - Foto: Divulgação
Segundo apurado pelo portal AeroIn, as cinzas foram observadas com mais intensidade na região de Campo Grande (MS) e no sul do país, próximo a cidade de Maringá (PR).
A informação original foi recebida pelo Centro Meterológico de Vigilância de Buenos Aires e repassada pela FAB. Em razão dos fortes ventos, a fumaça chegou ao Brasil provocando redução na visibilidade.
Uma das companhias de aviação que preferiu não correr riscos foi a Azul Linhas Aéreas, que cancelou dois voos programados para chegar em Campo Grande e Bonito (MS) no sábado (20), Cuiabá (MT) e Campinas (SP).
Conforme orientado pelo departamento brasileiro, em situações como essas, os pilotos devem ficar em alerta, pois, a fumaça também danifica o motor a ponto do equipamento não funcionar normalmente ou parar.
HISTÓRICO
Segundo dados do jornal peruano Diario Correo, a primeira erupção foi às 02h35 da madrugada do dia 19, no horário local.
Habitantes de cidades num raio de 20km do vulcão foram afetados diretamente e não é recomendado que saiam de suas casas.
Já os brasileiros e bolivianos não precisam se preocupar já que as cinzas estão em alta altitude.
*Com informações do portal AeroIn
Fonte: Correio do Estado