PUBLICIDADE
Com 30 casos confirmados, saúde continua arrastão contra dengue em Camapuã
terça-feira, 19 Fevereiro, 2013 - 10:30
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) com o apoio da Secretaria de Obras, continua realizando o arrastão de combate a dengue, esta segunda-feira (18) uma equipe de agentes comunitários de saúde estiveram na região do Bairro Alto onde recolheram grande quantidade de matérias que acumulam água.
Foram recolhidos ainda dezenas de pneus em um terreno do bairro, onde diversos focos do mosquito aedes aegypti encontrados. Para o responsável pelo Setor de Endemias do município, Mario do Carmo o esse tipo de trabalho não é o suficiente.
“Não adianta apenas o bloqueio ambiental (retirada de materiais que possam virar criadouro) e químico (aplicação de inseticida), porque muitas vezes percebemos que alguns moradores ao verem os agentes aplicando o veneno acham que já estão livres da ameaça e acabam descuidando de seus quintais, existem também aqueles que ao verem os agentes retirando os lixos de seus quintais pensam que essa é a obrigação do estado e não realizam por conta a limpeza” disse Mario ao InfocoMS.
Para o coordenador naquela região os agentes realizaram um trabalho muito bom, segundo ele devido aos quintais em sua maioria não terem muros que impeçam de adentrarem e fazer a coleta.
Segundo Mario foram registrados aproximadamente 60 notificações até o inicio da semana sendo aproximadamente 30 casos da doença no município, ele lembrou que alguns caso não entram na estatística devido ao não comparecimento do enfermo a uma unidade de saúde. “Acabei de visitar uma senhora que está saindo dos sintomas da dengue, e segundo o que foi relatado por ela, certamente estava com dengue, mas resolveu repousar e se auto medicar, o que é extremamente errado, são casos assim que não entram nas estatísticas” disse Mario do Carmo.