Skip directly to content

Com 92 casos de queimaduras em 4 meses, Santa Casa faz campanha contra acidentes

on seg, 13/06/2022 - 20:33
segunda-feira, 13 Junho, 2022 - 20:15

De janeiro a abril de 2022, a Santa Casa de Campo Grande registrou 92 internações no CTQ (Centro de Tratamento de Queimaduras) do hospital devido a acidentes que geraram queimaduras por fogo ou calor, eletricidade, produtos gasosos, inflamáveis, líquidos ou químicos.

Criança hospitalizada após sofrer acidente doméstico que causou queimaduras. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Para combater esse tipo de intercorrência, a unidade de saúde iniciou a campanha “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras” com o objetivo de conscientizar a população. Esse mês recebe o nome de Junho Laranja e é dedicado a alertar sobre os riscos de queimadura.

Segundo a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), são realizadas cerca de 150 mil internações por ano de pacientes vítimas de queimaduras no Brasil. Deste total, 30% são de crianças.

Cuidados - “A população precisa saber que queimadura mata, é um acidente que pode acontecer com qualquer um”, explica o chefe do setor de Cirurgia Plástica da Santa Casa, Felipe Resende. “As principais causas são as térmicas, da chama de fogo ou explosão, a elétrica, que é muito comum em quem está trabalhando na construção civil, e também tem a química, que acontece ao ter contato com produtos na pele, nos olhos ou em partes do corpo”, detalha.

O médico ainda cita um produto que foi muito disseminado durante a pandemia, o álcool, que se tornou também uma grande preocupação entre os especialistas. “Se você puder não utilizar o álcool líquido para nada na sua vida, faça isso. Deixe longe de crianças também, guarde num lugar onde elas não vão alcançar. Outra situação é quando a população quer confraternizar e prepara um bife na chapa. Quando esse tipo de acidente acontece, a gente não atende só uma pessoa e sim todo mundo que está em volta, porque a explosão acaba sendo generalizada”, alerta o especialista.

Em caso de acidente - Se uma situação de acidente ocorrer, o médico dá algumas orientações. “Se acontecer um acidente com queimadura, a primeira orientação é se acalmar, depois usar água, tanto para apagar o fogo quanto na queimadura. Pode mergulhar na torneira ou usar uma toalha úmida. Aí você faz a ligação, seja para o 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou 193 do Corpo de Bombeiros”, reforça Resende. Mas, atenção: não é indicado usar água para apagar incêndios elétricos.

O CTQ da Santa Casa de Campo Grande conta com funcionamento 24 horas por dia. No local, o paciente recebe os cuidados necessários para o tratamento. “Aqui, o paciente passa por uma avaliação da equipe de cirurgia plástica, que vai avaliar o seu estado, a gravidade da queimadura, a profundidade que alcançou na pele, aí tomamos o melhor cuidado com a pessoa, seja por meio de curativos, medicações ou até mesmo a internação com necessidade de cirurgia”, finaliza o especialista.


Fonte: Campo Grande News