
Com Camapuã na rota, Rally dos Sertões larga dia 24/08 com 301 participantes
Contagem regressiva para o Rally dos Sertões 2019, uma das maiores provas off-road do mundo. A competição vai dar a largada dia 24 de agosto em Campo Grande (MS) e terminará 1 de setembro em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza.

Roteiro oficial do Rally dos Sertões 2019. Imagem: Divulgação Dunas Race
O primeiro trecho do Rally será de Campo grande á Costa Rica, com isso, os competidores passarão por Camapuã, fato inédito. Alguns esportistas da cidade, adeptos a este esporte radical, já confirmaram presença no evento, o empresário Paulo Valcanaia é um deles, vai participar com seu UTV X3, no trecho de Campo Grande-MS até Barra do Garças-MT.
O “Sertões”, como passa a ser chamado oficialmente pela Organização, sem a palavra “Rally”, terá 4.839,87 quilômetros no total, passando pelo Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.
A prova é aberta para as categorias Carros, Motos, Quadriciclos e UTVs no Cross Country, onde o vencedor é aquele que acelerar mais e percorrer todo o trajeto em menor tempo ao longo dos nove dias de disputas. Também haverá a categoria Regularidade, que vence quem conseguir manter a velocidade o mais próximo da determinada pela organização, e as expedições de passeios para carros e motos.
Serão 42 carros no Cross Country (velocidade), 18 carros no Regularidade, 55 UTVs, 65 motos e seis quadriciclos. Considerando os carros e UTVs que têm normalmente dois ocupantes, com piloto e navegador, o Sertões 2019 terá 301 competidores.
Inspiração na camisa amarela do Le Tour de France
Uma das novidades do Rally dos Sertões para esse ano é o “cordão de líder” produzido pela joalheria HStern. Como o rali tem uma etapa por dia, os líderes da competição nas categorias vão usar o cordão com o logomarca do evento, identificando-o como o ponteiro da prova até aquele momento.

Estudo para a criação do cordão do líder do Rally dos Sertões, da HStern,, que será lançado oficialmente na quinta-feira no Shopping Iguatemi, em São Paulo

Estudo para a criação do cordão do líder do Rally dos Sertões, da HStern,, que será lançado oficialmente na quinta-feira no Shopping Iguatemi, em São Paulo
No final da competição, dia 1 de setembro, o campeão na classificação geral ficará com a joia da HStern, que é exclusiva e rara.
A ideia foi inspirada na “camisa amarela” da maior competição de ciclismo do mundo, o Le Tour de France. Na prova da mesma organizadora do Rally Dakar, a empresa francesa ASO, o líder usa uma camiseta diferenciada para que a imprensa e os fãs possam identificar quem está na frente da competição, que dura vários dias. A cor foi escolhida para homenagear o jornal L’Auto Vélo, criador do Tour de France e que usava papel amarelo. A tradição da camisa amarela já tem 100 anos.

O empresário Marcos Ermírio de Moraes, um dos sócios do Rally dos Sertões, no lançamento do relógio exclusivo da HStern. Foto: Divulgação/HStern
“A parceira com a HStern é uma tradição dos Sertões. Graças ao espírito inovador da HStern e do Sertões, os líderes da prova carregam mais do que a responsabilidade de conduzir a classificação eles levam também uma joia digna da posição que ocupam. E tem mais novidade chegando na nossa colaboração com a HStern… Não percam….”, diz Joaquim Monteiro, CEO da Dunas, a empresa que organiza o Rally dos Sertões.
“Há mais de 70 anos, a HStern se orgulha de fazer parte dos mais importantes eventos nacionais e, seguindo esta tradição, é uma grande satisfação oferecermos a premiação aos líderes e campeões do mais famoso rally das Américas”, afirma Alix de Ligne, Gerente de Marketing da HStern.
Quilometragem total oficial do Rally dos Sertões 2019
Fonte: Estadão (Ricardo Ribeiro) com InfocoMS











