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Com carteira digital, não é preciso enfrentar fila para pedir seguro desemprego

on ter, 28/04/2020 - 21:42
terça-feira, 28 Abril, 2020 - 21:30

Em menos de 1 mês, entre o dia 1 e o dia 23 de abril, a Funtrab (Fundação do Trabalho) registrou mais de 3 mil pedidos de campo-grandenses para formalizar o seguro-desemprego. Ou seja, em meio à crise crescente gerada pela pandemia, demissões têm sido frequentes com a quarentena que fechou ou reduziu atividades comerciais e serviços.

Desde dezembro de 2019 que é possível pedir o seguro totalmente online (Foto: Henrique Kawaminami)

As filas da agência estadual, mas também da Funsat (Fundação Social do Trabalho), a agência municipal, dobram todos os dias e as pessoas madrugam em busca do socorro para sobreviver até que suja uma nova oportunidade.

Ainda assim, no final do ano passado o governo federal lançou uma facilidade. A Carteira Digital. Seja no site, ou no aplicativo, não é mais preciso sair de casa para formalizar a documentação e esperar o recebimento.

Já são mais de 5,3 milhões de downloads no Brasil e mais de 15 mil documentos emitidos totalmente de forma online. Agora, com a necessidade de manter distância e isolamento em meio ao risco de contágio, também é possível regularizar o seguro desemprego em casa.

Como? – Se você quer fazer isso pelo site, acesse https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego. Clique em cadastrar e feito isso, você terá uma senha e um login. Clique na função requerer seguro-desemprego e depois, na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego.

Será necessário informar o número do requerimento oferecido pela empresa da qual foi dispensado, e depois, clique em localizar. Cheque as suas informações, leia as regras do seguro, concorde com os termos e clique em concluir.

Depois, confirme a solicitação do seu benefício e a etapa seguinte deve constar “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu cadastro de seguro-desemprego, a exemplo da quantidade e do valor das parcelas, e as datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

E pelo app? É mais ou menos a mesma coisa. Primeiro, vá na sua loja online de aplicativos (playstore, por exemplo, para quem usa Android). Depois que você baixar o app, se não tiver cadastro no portal do governo, clique e faça, se não, só digite o login e a senha e entre.

Quando você entrar no app, seus dados relativos a última contratação e situação atual aparecem na primeira tela. No canto inferior direito há uma sessão escrita “benefícios”. Clique nela e em seguida em seguro-desemprego. Digite o número requerimento, confirme as informações e clique em avançar ao final da tela.

Em seguida, as informações sobre o contrato encerrado, o cargo que foi declarado pela empresa que trabalhou e a quantidade de meses trabalhados vão aparecer, além da data de admissão e dispensa, motivo e a média dos 3 últimos salários recebidos. Leia atentamente. Se as informações estiverem certas, clique em confirmar.

O app, então, vai mostrar informações sobre o processamento do benefício. Caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

E se eu não conseguir? Se as informações emitidas pelo empregador tiverem erro ou se ocorrer instabilidade na plataforma, aí sim será necessário ir até uma agência de trabalho para regularizar o pedido e identificar qual o problema. Em Mato Grosso do Sul, entre o dia 1 e o dia 23 já são 4.272 requisições do benefício.


Fonte: Campo Grande News