PUBLICIDADE
Com chuvas diminuindo, meses críticos de queimadas devem chegar antes
quinta-feira, 3 Maio, 2018 - 13:30
Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado
Com os níveis de chuva diminuindo a cada mês, o período crítico de estiagem e queimadas deve se antecipar neste ano. Na manhã de hoje (3), a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) e a Famasul lançaram a “6ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios”.
De acordo com o coordenador estadual do PrevFogo, Alexandre Pereira, desde abril as chuvas começaram ter níveis mais baixos que o esperado. “Tivemos uma concentração de chuvas muito grande no começo do ano, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Por outro lado, abril, que era para continuar chovendo bastante, tivemos somente 40% do esperado. Entramos maio com a umidade relativamente baixa. Então, a época crítica, que geralmente ocorre no final de julho, agosto e setembro, pode ser antecipada. Deve iniciar no mês de junho. Então precisamos estar bem preparados para poder encarar a antecipação desses meses críticos”, detalhou.
De acordo com estatísticas do Ibama/MS, o Estado teve um aumeno de 7% nos focos de incêndio entre 2016 e o ano passado. Foram registrados 6.958 focos em 2016 e 7.446 em 2017. Ainda conforme o Ibama, mais de 60% dos casos ocorreram na região do Pantanal e cerca de 70% dos registros acontecem por causa humana.
“Estamos entrando num momento crítico para incêndios florestais e a campanha é oportuna. No ano passado, tivemos 5 mil hectares queimados no Estado, isso representa mais de R$ 50 milhões de prejuízo”, afirmou Moacir Reis, presidente da Reflore/MS.
Ainda segundo o dirigente da Reflore, as ações vão até outubro e compreendem desde treinamentos a palestras em escolas municipais, estaduais e da área rural. Mais de 50 estabelecimentos de ensino serão alvo das atividades educativas.
O ponto alto da campanha será dia 5 de junho, quando ações serão realizadas em três pontos policiais nas rodovias em Três Lagoas, Água Clara e Jaraguari. Nesses pontos, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar Ambiental (PMA), os organizadores farão ações de conscientização com motoristas, distribuindo panfletos e sacos de lixos automotivos.
ALISTAMENTO
O PrevFogo já se prepara para os meses críticos de queimadas com o treinamento e contratação de pessoas para as brigadas de combate aos focos de incêndio. Conforme o coordenador do grupo, cerca de 90 pessoas devem ser contratadas nesse ano para atuação no Pantanal e terras indígenas.
“Já estamos com a campanha aberta. Formamos uma brigada que deve começar a trabalhar em junho e semana que vem já começamos um novo treinamento”, concluiu.
Fonte: Correio do Estado