PUBLICIDADE
Conmebol abre mão de vaga na Copa para 'salvar' o Boca Juniors, diz jornal
terça-feira, 19 Maio, 2015 - 13:00
A América do Sul pode ficar com menos um representante na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. De acordo com matéria do jornal espanhol "As", a Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, teria aberto mão da quinta vaga na competição entre seleções em troca de uma punição mais branda ao Boca Juniors, em função do incidente no jogo contra o River Plate, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores, na última quinta-feira.
A decisão sobre a vaga de repescagem da América do Sul sairá no dia 29 de maio, durante o LXV Congresso da Fifa, em que está prevista a renovação dos contratos, vagas e normas. Ainda não se sabe se o novo classificado viria da Ásia ou da Concacaf (Am. Central e do Norte).
Incomodada com a repercussão negativa do ocorrido em La Bombonera, quando torcedores xeneizes atiraram uma espécie de gás de pimenta nos jogadores reservas do River Plate, a Fifa se reuniu com representantes da Conmebol no último sábado, visando estabelecer a pena destinada aos argentinos.
Para a Conmebol, é mais rentável, em função dos direitos de transmissão de TVs e dos patrocinadores, a permanência e participação do Boca nas próximas edições da Libertadores do que a presença de uma quinta seleção sul-americana em uma Copa do Mundo.
Na reunião, a Fifa queria que o time de Buenos Aires sofresse uma sanção exemplar, mas teria aceitado a proposta da Conmebol. A entidade da América do Sul condenou o Boca a quatro partidas internacionais com os portões fechados, multa de 200 mil dólares e a eliminação do time desta edição da Libertadores da América.
Lance